Pesquisadores mensuram sofrimento dos enfermeiros durante a pandemia

Informações fornecidas por esses profissionais darão subsídios para elaboração de estratégias de enfrentamento do problema

vsfvsf
Contexto sem precedentes gera consequências emocionais para agentes de saúde
Pedro Ventura | Agência Brasília

No período da pandemia do novo coronavírus, profissionais de saúde precisam tomar decisões para as quais, muitas vezes, estão despreparados – em um contexto sem precedentes e de grande pressão emocional. Essa circunstância é geradora daquilo que passou a ser chamado de "sofrimento moral".

Com o objetivo de conhecer a intensidade desse sofrimento vivenciado por enfermeiros na Espanha, no México e no Brasil, pesquisadores da UFMG, em parceria com grupos de outras instituições, convidam voluntários a responder questionário sobre o assunto. As respostas darão base à elaboração de estratégias de enfrentamento nas unidades de saúde.

Na UFMG, a pesquisa é coordenada pela professora Carolina da Silva Caram, da Escola de Enfermagem. Segundo ela, o público-alvo no Brasil é composto de enfermeiros da região Sudeste. “Inicialmente, será conduzido um estudo de corte quantitativo, para conhecer o nível e a intensidade de sofrimento moral; posteriormente, faremos um estudo qualitativo, por meio de entrevista remota, para compreender as experiências e sentimentos relacionados ao sofrimento moral", explica.

Os interessados em participar da entrevista remota podem entrar em contato pelo e-mail caram.carol@gmail.com.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem