Pesquisa e Inovação

Professor e estudantes da UFMG são premiados por estudos em virologia e nanotecnologia

Iniciativa do Instituto Nanocell valoriza qualidade da produção científica, inovação e formação de pessoal

Experimento em laboratório do Instituto de Ciências Biológicas
Experimento em laboratório do Instituto de Ciências Biológicas Julia Duarte / UFMG

O professor Mauro Teixeira e os estudantes Lorena Christine Ferreira da Silva e Luiz Gustavo Pimenta Martins, todos do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, estão entre os pesquisadores vencedores da terceira edição do Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano Instituto Nanocell.

Promovida pelo Instituto Nanocell, a iniciativa valoriza qualidade de produção científica, inovação e formação de pessoal, entre outros critérios. O processo de escolha dos ganhadores nas categorias Professor, Aluno e Empresa ocorre em três etapas, sendo as duas primeiras por votação pela internet. Na terceira etapa, o resultado é definido por comissão composta por membros de comitês de assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas.

Premiados
Mauro Martins Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, foi o docente ganhador na área Virologia: Atacando o vírus e novos usos. Entre outras frentes, Teixeira participa de um estudo sobre desenvolvimento de terapia peptídica que controla a infecção e protege contra a lesão induzida pelo zika vírus.

A pesquisadora Lorena Christine Ferreira da Silva venceu na mesma área, na categoria aluno. O estudante Luiz Gustavo Pimenta Martins foi o vencedor na área Nanotecnologia: da produção à aplicação.

A lista com todos os premiados pode ser acessada no site do Instituto Nanocell.