Professor da USP fará conferência nesta terça sobre bioinformática

Evento, aberto ao público, inaugura ciclo de comemorações dos 50 anos da pós-graduação em Bioquímica e Imunologia

Helder Nakaya
Helder Nakaya atua também na Emory University (EUA) iea.usp.br

A bioinformática será o tema da conferência de abertura do ciclo que vai comemorar, ao longo de 2018, os 50 anos de fundação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia. O professor Helder Nakaya, da Escola de Ciências Farmacêuticas da USP, vai falar nesta terça-feira, 10, a partir das 13h, no auditório 1A do CAD 1, sobre Biologia de sistemas para quem não é bioinformata.

O ciclo, ao ritmo de uma conferência por mês, trará pesquisadores brasileiros e estrangeiros com pesquisa de ponta sobre as três áreas que compõem o programa – bioquímica, imunologia e biologia molecular. Em maio, será a vez de Emanuel Dias-Neto, cientista no Centro Internacional de Pesquisas do AC Camargo Cancer Center, onde coordena o Laboratório de Genômica Médica.

Ferramentas amigáveis
Helder Nakaya explica que a biologia de sistemas tem sido usada para desvendar os mecanismos moleculares que estão por trás de várias doenças e vacinas. No entanto, segundo ele, “para mergulhar no mar de dados gerados por ela, pesquisadores devem utilizar métodos e análises complexas que são pouco acessíveis para quem não é bioinformata”. Ele anuncia que sua palestra vai mostrar os esforços do Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional para desenvolver ferramentas amigáveis que possibilitem que qualquer pessoa, principalmente quem não é bioinformata, “navegue neste mar de dados para pescar boas ideias”.

Helder Nakaya é biólogo da Universidade de São Paulo e doutor em Bioquímica pelo Instituto de Química da instituição, na área de Biologia Molecular e Bioinformática. De 2008 a 2011, em período de pós-doutorado na Emory University, Atlanta (EUA), pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Em 2011, tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Atualmente é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e professor adjunto da Emory University. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.