Internacional

Roger Keil, da York University, ministrará atividades sobre suburbanização

Dois seminários e uma conferência compõem a agenda do catedrático na UFMG em maio

Roger Keil:
Roger Keil: pós-suburbanização redefine o processo de urbanização contemporâneoFoto: Arquivo pessoal

Convidado do programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), o professor Roger Keil, da York University, ministrará, nos dias 4 e 11 de maio, seminários sobre o processo de suburbanização global. No dia 9, ele lecionará sobre o mesmo tema em uma conferência aberta ao público.

O primeiro seminário, intitulado After Suburbia: Living in urban society, é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas e ocorrerá às 14h do dia 4, em local a confirmar. No dia 11, Roger Keil participa do seminário Political ecology beyond the city: Situated peripheries and the challenge of the climate emergency, no auditório do Instituto de Geociências (IGC), também às 14h. Ambas as atividades são abertas ao público.

No dia 9 de maio, Roger Keil ministrará a conferência Mobilities, microbes, metabolisms: infectious disease in the suburban century. A atividade ocorrerá no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 14h30.

Para participar e receber o certificado, é necessário se inscrever pelo sistema de Gestão de Eventos da UFMG. A conferência será ministrada em inglês, com tradução simultânea para o português. 

Espaço redefinido
A suburbanização global – caracterizada pelo crescimento periférico nas cidades e vilas em todo o mundo – aumentou as mobilidades entre comunidades humanas e entre seres humanos e a natureza não humana. 

Em muitas partes do globo, a migração rural-urbano permanece, sendo que a presença de regiões urbanas se estende ainda mais para áreas anteriormente não urbanizadas, e as relações espaciais anteriormente urbanizadas estão sendo redefinidas por meio de processos complexos de pós-suburbanização.

“Não está totalmente claro onde o urbano termina, pois há muitos movimentos entrelaçados em andamento entre as pessoas que se deslocam entre os mundos urbano e não urbano anteriormente dicotomizados", pontua o professor Roger Keil. 

Na conferência, o acadêmico pretende explicar que aspectos podem ser estudados nos domínios epistêmicos da ecologia política suburbana e da patologia política, pois são dois domínios conceituais e empíricos que tratam especificamente do rompimento de fronteiras e linhas entre o urbano e o rural, o social e o natural e o construído e o não construído. 

Sobre o catedrático
Roger Keil é professor da Faculty of Environmental and Urban Change, York University. Ele pesquisa suburbanização global, ecologia política urbana, cidades e doenças infecciosas, infraestrutura e governança regional. 

Entre suas publicações estão Suburban planet (Polity, 2018), After suburbia (UTP, ed. com Fulong Wu, 2022), Pandemic urbanism (Polity, 2023) e Turning up the heat: urban policy ecology for a climate emergency (MUP, ed. com Kaika, Mandler e Tzaninis, 2023). 

Fabio Amaral | Assessoria de Comunicação do Ieat