Arte e Cultura

A importância da preservação da memória no compartilhamento dos saberes

Conservação das artes e dos patrimônios é tema do Festival de Inverno da UFMG

A memória de um patrimônio é um bem valioso a ser preservado. Essa discussão inspirou o tema do 51º Festival de Inverno da UFMG, “Memória: arte e patrimônio” que começa amanhã, dia 11. Uma das possibilidades de pensar a importância da preservação é por meio do compartilhamento de saberes entre diferentes gerações, como discutem as professoras Myriam Bahia Lopes, da Escola de Arquitetura e Design, e Soraya Coppola, da Escola de Belas Artes, em entrevista à TV UFMG.

O tema do 51º Festival de Inverno UFMG, que começa nesta quinta-feira, dia 11 de julho,  foi inspirado nos debates recentes sobre patrimônio histórico, artístico, cultural e universitário, motivados tanto por catástrofes como os incêndios do Museu Nacional e do Museu da Língua Portuguesa quanto pelo questionamento de políticas públicas para o setor. “Nestes tempos em que a história parece ter entrado em transe, o Festival nos convida a tratar de um tema urgente: a memória. Ela será abordada por duplo viés: arte e patrimônio. Queremos participar dessa discussão de forma mais propositiva e positiva, trazendo visibilidade a projetos e a todo o trabalho que a UFMG vem desenvolvendo nessas áreas”, explica o professor Fernando Antonio Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG.

A inserção do Festival no debate sobre a memória na arte e no patrimônio ocorre de maneira direta, já que o evento será realizado em um conjunto de bens tombados da Universidade, como as sedes do Centro Cultural, do Conservatório e o Espaço do Conhecimento, em Belo Horizonte, e os prédios do século 18 do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. “Nossos espaços culturais potencializam a interação entre cidade e universidade, oferecendo-se como lugar de encontro, formação, aprendizagem pelas artes e culturas, compartilhamento da excelência artística”, comenta Mencarelli.

Equipe: Larissa Costa (produção e reportagem), Leonardo Milagres (reportagem), Antônio Soares e Ângelo Araújo (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo).