Internacional

Professores desenvolvem projetos com universidades, redes e agências internacionais

DRI prospecta oportunidades, negocia com parceiros e apoia as candidaturas

...
Universidade de Sheffield: acordos com instituições são alternativa para mobilidade
sheffield.ac.uk

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgou, nos últimos dias, chamada da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, uma das principais parceiras da UFMG fora do país, para financiamento de colaborações entre pesquisadores das duas instituições. A universidade britânica oferece 7 mil libras para primeiros passos de projetos em diversas áreas (saiba mais no final desta matéria).

Esta é mais uma oportunidade de financiamento de pesquisa em tempos de recursos escassos no Brasil, ressalta o diretor adjunto de Relações Internacionais, professor Dawisson Belém Lopes. “Docentes da UFMG têm sido bem-sucedidos em busca de alternativas para a concretização de seus projetos. E a DRI tem intensificado esforços de prospecção de oportunidades, negociação com agências e universidades, divulgação, organização de processos seletivos e apoio às candidaturas”, afirma.

As professoras Natália Chaves, Valéria Pereira e Ulrike Schröder desenvolvem projetos com suporte de redes e agências internacionais de fomento, com intermediação da DRI. Natália, da Faculdade de Direito, participa do projeto Les meilleures pratiques juridiques au service de l’acceptabilité sociale des projets miniers (As melhores práticas jurídicas a serviço da aceitabilidade social de projetos de mineração, em tradução livre). O projeto visa garantir o aperfeiçoamento das práticas da atividade de mineração, levando em conta os interesses da população e a responsabilidade social.

Os membros da equipe realizarão três conferências internacionais para abordar o projeto e, na conclusão, produzirão um artigo sobre o tema. O projeto integra o programa de cooperação universitária Prisa, da Agence Universitaire de la Francophonie. Segundo Natália, não foi fácil conjugar os objetivos de cada integrante, mas a experiência tem sido enriquecedora, possibilitando interações com professores estrangeiros e abrindo portas para futuras parcerias.

Comunicação intercultural
Professora da Faculdade de Letras, Ulrike coordena o projeto Intercultural communication in interaction: multimodal approaches (Comunicação intercultural em interação: abordagens multimodais), que visa compreender como se estabelecem interações comunicacionais entre pessoas e grupos de origens linguísticas e culturais distintas, sob as perspectivas verbal, prosódica e não verbal.

O projeto recebe financiamento da Worldwide Universities Network (WUN), rede de cooperação acadêmica formada por 23 universidades, da qual a UFMG faz parte. Segundo a professora, é esperada a elaboração de propostas concretas de como trabalhar com dados na sala de aula de língua estrangeira, a fim de encorajar um aprendizado intercultural (auto)reflexivo.

Ulrike Schröder explica que tomou conhecimento do programa por meio de uma chamada da DRI e procurou professores estrangeiros com propostas correlatas. Ela diz que não enfrentou dificuldades no momento da submissão da candidatura.

Com apoio da Capes e do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), a professora Valéria Pereira, da Faculdade de Letras, conseguiu trazer para a UFMG um German Teaching Assistant (GTA), que contribui com o ensino da língua alemã nos programas do Idiomas sem Fronteiras (IsF), no Centro de Extensão (Cenex) da Fale e na própria DRI.

Para a aprovação da solicitação, foi desenvolvido um projeto de pesquisa, com todas as etapas de fundamentação da teoria e dos objetivos. “A ideia foi apresentar um projeto no qual os GTAs deveriam, simultaneamente, fazer uma pesquisa básica sobre blended learning (ensino que mescla aulas presenciais e on-line) e escrever um artigo sobre essas experiências e/ou desenvolver material que auxilie os estudantes e os próximos professores”, conta Valéria.

A coordenadora do Setor de Mobilidade Internacional da DRI, professora Marcella Gomes, destaca que esse tipo de experiência é fundamental para a internacionalização da Universidade, e as agências de fomento cumprem papel muito importante. “Essas iniciativas contribuem para projetos de pesquisa de ponta e para a formação de profissionais com habilidades adequadas às exigências contemporâneas globais, para a geração de riquezas e para respostas aos anseios do país que a pesquisa e a extensão de qualidade podem proporcionar”, diz Marcella, lembrando que a DRI apoia também a mobilidade de estudantes e servidores técnicos.

Sheffield
O fundo de sete mil libras por projeto criado pela Universidade de Sheffield para colaborações com a UFMG vai financiar viagens, eventos e outras ações. Grupos que já trabalham juntos – por exemplo, para submissão de propostas ao programa PrInt/UFMG, que lançará novas chamadas em agosto – poderão aproveitar projetos em andamento para participação também nessa iniciativa.

Para candidatos que ainda não tenham cooperação iniciada com a instituição britânica, a DRI sugere consulta à ferramenta GCRF Sheffield Collaboration Tool, que facilita a identificação de pesquisadores em áreas específicas. As submissões de propostas devem ser feitas, necessariamente, por um pesquisador da Universidade de Sheffield. O prazo final é 9 de setembro de 2019.

A DRI está à disposição para auxiliar os candidatos pelo e-mail redes@dri.ufmg.br. Orientações sobre a iniciativa da Universidade de Sheffield podem ser encontradas no site da DRI.

Todas as oportunidades de mobilidade para docentes mediadas pela DRI também são divulgadas na página do órgão e em suas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram).

João Carlos Laia / Estagiário de jornalismo da DRI