Extensão

'Aproxime-se' recruta bolsistas para apoiar atividades nos polos de educação a distância

Programa do Caed promove palestras, minicursos, sessões de cinema, oficinas e apresentações culturais em 12 municípios; inscrições terminam em 10 de fevereiro

Atividade presencial do programa realizada em Jaboticatubas, em dezembro
Atividade presencial do programa realizada em Jaboticatubas, em dezembro Foto: Assessoria Pedagógica | Caed | UFMG

O programa de extensão Aproxime-se, do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), está com inscrições abertas para selecionar seis bolsistas. Os candidatos devem ser alunos de cursos de graduação da UFMG, matriculados do 3º ao 5º período, com disponibilidade para dedicar 12 horas ao programa e para viajar, se necessário, nos fins de semana aos polos de apoio nos quais são ofertados cursos da UFMG.

De acordo com o edital de seleção, os bolsistas serão responsáveis por ações e eventos destinados às comunidades dos polos parceiros, sempre supervisionados pelos responsáveis do programa. Também participarão da Jornada e do Encontro de Extensão da UFMG em 2023. Antes de se desligarem da iniciativa, eles deverão produzir um relatório sobre sua atuação. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 400, de março de 2023 a fevereiro de 2024.

Inscrições
Os interessados devem se inscrever por meio de preenchimento de formulário eletrônico, ao qual devem ser anexados os documentos listados no item 4 do edital, que incluem currículo Lattes completo, comprovante de matrícula no segundo semestre de 2022, histórico escolar de graduação e carta de intenções, conforme especificações do item 4.3.2 do edital. As inscrições se encerrarão às 17h do dia 10 de fevereiro.

A seleção será baseada na análise da documentação apresentada pelo candidato. O resultado final, após resultado preliminar e prazo para interposição de recursos, será divulgado no site do Caed, a partir do dia 8 de março.

Aproxime-se
O Aproxime-se tem o objetivo de intensificar, por meio de eventos virtuais e presenciais, o compartilhamento de saberes e experiências entre a UFMG e as comunidades dos municípios em que a instituição oferta cursos a distância.

Desde 2013, o programa promove palestras, minicursos, sessões de cinema comentado, oficinas e apresentações de arte e cultura nos municípios de Araçuaí, Formiga, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Montes Claros, Teófilo Otoni, Bom Despacho, Januária e Sabará.

Em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19, as atividades foram ministradas virtualmente. Interessados podem assistir às mesas-redondas e às palestras apresentadas nas duas últimas edições pelo canal do Caed no YouTube.