Arte e Cultura

Programa de TV sobre João Cabral, com Bethânia, Chico Buarque e Wander Melo Miranda, vai ao ar no domingo

Imagem em monitor da gravação do programa que reuniu Maria Bethânia, Chico Buarque e Wander Melo Miranda
Imagem em monitor da gravação do programa que reuniu Maria Bethânia, Chico Buarque e Wander Melo Miranda Cine Group

O canal por assinatura Arte 1 vai exibir neste domingo, 17, às 22h, mais um programa da série Poesia e prosa com Maria Bethânia, em que a cantora recebe um compositor e um pesquisador para abordar a obra de um escritor. Nesta edição, que terá como tema o poeta João Cabral de Melo Neto, Bethânia conversa com Chico Buarque e o professor da UFMG Wander Melo Miranda.

O programa, fruto de pesquisa idealizada e conduzida pela professora do Departamento de História Heloisa Starling, coordenadora do Projeto República da UFMG, é também desdobramento do projeto que resultou no livro Caderno de poesias, organizado por Bethânia e publicado pela Editora UFMG no fim em 2015. Os quatro programas da série têm duração de meia hora e contam com depoimentos gravados por outros artistas.

O professor Wander Melo Miranda relata que, durante a gravação, Maria Bethânia leu os poemas de João Cabral – “muito bem, apesar da dificuldade oferecida pelo estilo rascante” – e que Chico, autor de melodia para Morte e vida Severina, lembrou aspectos do temperamento do escritor pernambucano, que não gostava de música, mas aprovou a versão.

“Eles lembraram, por exemplo, a forte amizade de João Cabral com Vinicius de Morais. João achava que Vinicius devia investir somente na poesia”, diz Miranda, que teve formação acadêmica na UFMG e na USP e dirigiu a Editora UFMG por 15 anos, até o ano passado. "Falamos também das características do auto medieval, ao abordar Morte e vida Severina, e da aridez da poesia de João Cabral, que não favorece a linguagem musical. Rimos muito durante a conversa, em contraste com a seriedade do poeta", acrescenta o professor.

O canal Arte 1 está disponível nas operadoras Sky (183), Net (53), Claro TV (31), Oi TV (85), GVT (84), Vivo TV (102 cabo, 555 satélite e 127 fibra).

O programa sobre João Cabral de Melo será reprisado na terça-feira, 19, às 20h30, e na sexta-feira, 22, às 13h30.

Leia mais sobre a série.