Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada repercute os 70 anos da morte de Mahatma Gandhi

Líder espiritual indiano foi o responsável por idealizar e fundar o moderno estado indiano

Formado em direito, líder espiritual abandonou a advocacia
Formado em direito, líder espiritual abandonou a advocacia Domínio público / Wikimedia: http://bit.ly/2EjtMfl

Mahatma Karamchand Gandhi foi um líder espiritual indiano, que idealizou e fundou o moderno estado indiano. Ele foi maior defensor do satyagraha como o caminho para a revolução. O princípio do satyagraha – que pode entendido como o caminho ou a busca da verdade – defende a forma não violenta de protesto e o princípio da não agressão.

Gandhi nasceu na cidade de Porbandar, em 1869, e morreu em 30 de janeiro de 1948, em Nova Delhi, assassinado por um extremista hindu. O indiano foi indicado cinco vezes ao prêmio Nobel da Paz.

“Gandhi é uma figura que beira o mítico. Albert Einstein já havia lapidado esta frase de que as futuras gerações provavelmente duvidariam da existência dele”, afirmou o pesquisador Sinuê Miguel, douto em Ciências Sociais pela Unicamp, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 2.

Formado em direito, Mahatma Gandhi chegou a trabalhar como advogado na África do Sul.

“Esse aspecto da vida dele é bastante interessante. Por um longo período da vida adulta, Gandhi chegou a exercer a advocacia, com um sucesso relativamente medíocre. Ele confessa isso em sua autobiografia: como não conseguia ganhar dinheiro, porque tendia a procurar diluir os conflitos existentes entre as partes, em vez de confrontar o máximo possível para conseguir dinheiro pela prática da advocacia”, explicou.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-02-02-2018.mp3