Notícias Externas

Programa Universo Literário explora relação entre mulheres e literatura

No Dia Internacional da Mulher, entrevista abordou a participação feminina na literatura brasileira

Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras, na cerimônia de posse, em 1977
Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras, na cerimônia de posse, em 1977 Foto; Arquivo Nacional

Historicamente, a participação da mulher na sociedade tem sido bastante limitada por um machismo que está enraizado. O processo de exclusão da mulher na cena literária começou com uma educação não igualitária entre garotos e garotas, somada a uma falta de incentivo para essa produção.

Apesar das adversidades, algumas mulheres brasileiras produziram consistente conteúdo literário. Ainda no século 20, era comum que elas publicassem suas obras utilizando pseudônimos masculinos ou mesmo os nomes de seus maridos. Passaram-se vários anos até que as autoras adquirissem uma autonomia um pouco maior para produzir seus próprios seus livros. Contudo, os estereótipos e o machismo ainda predominam.

Nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, abordou a relação entre mulheres e produção literária, em entrevista com a professora Constância Lima Duarte, da Faculdade de Letras da UFMG.

Ouça a conversa com Hugo Rafael e Jaiane Souza

Em sua trajetória profissional, a professora Constância Lima Duarte publicou várias obras que abordam a participação feminina na literatura. Entre elas, estão o livro Mulheres em Letras, do qual é autora, A escritura do feminino: aproximações e Escritoras de ontem e de hoje, dos quais é coautora. Publicadas pela Editora Mulheres, as obras podem ser encontradas no site do grupo de pesquisa Mulheres em Letras.

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael