Saúde

Faculdade de Medicina promove ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Preservativos e materiais educativos sobre prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis estão sendo distribuídos na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte

vfd
Cerca de 500 voluntários são acompanhadas pelo Projeto HorizonteDomínio Público | Pixabay

Hoje, 1º de dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Projeto Horizonte, da Faculdade de Medicina da UFMG, está realizando, na manhã desta quarta-feira, uma ação de conscientização na Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte. Estão presentes profissionais da equipe, voluntários do projeto e artistas da capital, que distribuem preservativos e materiais educativos sobre prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A mobilização é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

No âmbito do projeto, os voluntários são avaliados individualmente, a cada semestre, por uma equipe multidisciplinar (psicossocial, médica, epidemiológica e laboratorial). Periodicamente, ocorrem ações educativas em grupo: fóruns de discussões, oficinas de sexo seguro e sessões de cinema seguidas de debate (Cine Horizonte).

Nessas intervenções, a equipe promove debates com temas relevantes sobre sexo, prazer e prevenção. Os participantes fazem exames laboratoriais gratuitos, recebem assistência médica e apoio psicológico. 

Único no Brasil
Atualmente, cerca de 500 voluntários estão em acompanhamento. O Projeto Horizonte é o único estudo longitudinal desenvolvido com essa população no Brasil. O trabalho é coordenado pelo infectologista e professor emérito da Faculdade de Medicina Dirceu Greco.

Iniciado em 1994, com financiamento pelo Ministério da Saúde, o projeto investiga a infecção pelo HIV em grupo de voluntários homossexuais e bissexuais masculinos. Seus objetivos são determinar a incidência da infecção por HIV, avaliar o impacto de intervenções educativas e aconselhamento na gestão do risco e discutir aspectos técnicos e éticos relacionados às vacinas, visando preparar os voluntários para participação em futuros ensaios. 

Cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil: 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% dos pacientes em tratamento não transmitem o HIV por via sexual, por já terem atingido carga viral indetectável.

Assessoria de Comunicação do Projeto Horizonte