Extensão

Projeto de extensão usa linguagem dos quadrinhos para ensinar matemática

Kits do material são entregues a docentes de escolas públicas de Minas Gerais

Revista Fibo e Sofia
Revista Fibo e Sofia: jogos e atividades lúdicasReprodução da capa

O Projeto Visitas, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, distribuiu exemplares da revista em quadrinhos Fibo e Sofia para professores e professoras de matemática de escolas públicas de Minas Gerais. Lançada durante o isolamento social imposto pela covid-19, a publicação vem contribuindo para o ensino da disciplina em sala de aula. Ela reúne jogos e atividades lúdicas, em que as personagens precisam resolver vários desafios. Veja a versão digital.

Para escolher os docentes que receberam o material, o projeto promoveu um concurso nas redes sociais a partir de uma oficina on-line. Foram contemplados professores e professoras da Escola Municipal Prefeito Souza Lima, em Belo Horizonte, Escola Municipal da Vila Pinho, Escola Estadual Professora Inês Geralda de Oliveira e Escola Estadual Nova Contagem, na Região Metropolitana de BH, Escola Estadual São José, de Ubá, entre outras instituições. Também foram entregues kits à Secretaria de Educação de Dores de Indaiá, município do centro-oeste de Minas.

Relações estreitadas
A coordenadora do projeto e professora do Departamento de Matemática da UFMG, Aniura Milanés, afirma que os docentes têm conseguido utilizar várias das atividades em suas escolas: “Temos avançado bastante no objetivo de divulgar o lado mais lúdico da matemática e no de estreitar relações com professores, principalmente de escolas públicas".

A revista recebeu apoio financeiro do edital de produtos extensionistas da Proex em 2021 e 2022. “Sem esse apoio, a publicação provavelmente nem existiria, pois estava previsto inicialmente que os quadrinhos seriam apenas posts no Instagram. Hoje, ela circula nas versões impressa e digital”, acrescenta Aniura.

O material foi apresentado na Matrix x Imaginary 2021, conferência internacional sobre popularização da matemática.

A expectativa da coordenação do projeto é imprimir e distribuir novos exemplares às escolas e confeccionar um manual com explicações mais detalhadas sobre os jogos contidos na revista, com o objetivo de auxiliar professores na utilização do material em sala de aula.

Lorena Guimarães, professora de matemática da rede de ensino de Belo Horizonte, recebeu kit do material
Lorena Guimarães, professora de matemática da rede de ensino de Belo Horizonte, recebeu kit do material Foto: Projeto Visitas | UFMG

Acervo
O Projeto Visitas organiza atividades no Departamento de Matemática da UFMG desde 1997. A iniciativa tem construído, ao longo dos anos, um rico acervo de atividades lúdicas e jogos matemáticos que são apresentados a turmas de estudantes do ensino básico em visitas programadas e a docentes em oficinas organizadas pela equipe.

As visitas de turmas escolares podem ser agendadas por meio do site do projeto.

Com Assessoria de Comunicação da Proex