Saúde

Projeto PrEP 15-19 intensifica ações de combate a ISTs durante a pandemia

Amanda Selfie, assistente virtual trans que tira dúvidas sobre sexo e sexualidade, foi relançada e ganhou amigos, que formam o "bonde da Amanda"

Amanda Selfie, robô travesti que esclarece dúvidas sobre sexo e sexualidade nas redes sociais
Amanda Selfie, robô travesti que esclarece dúvidas sobre sexo e sexualidade nas redes sociais Reprodução

Em meio à pandemia do novo coronavírus, é fundamental não se descuidar da prevenção a outros vírus que estão presentes em nossa sociedade, como, por exemplo, o HIV, o vírus causador da Aids, e vírus causadores de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2019, do Ministério da Saúde, mostram que o número de jovens de 15 a 19 anos infectados com o HIV cresceu 62% entre 2008 e 2018. É justamente essa a faixa etária que o projeto PrEP 15-19 acompanha. Realizado em parceria pela UFMG, USP e UFBA, o projeto avalia a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) como prevenção entre jovens de 15 a 19 anos que se identificam como gays, homens que transam com homens, mulheres trans e travestis. 

No ano passado, o PrEP-15-19 lançou a primeira robô trans do Brasil, a Amanda Selfie: uma assistente virtual que tira dúvidas sobre sexo e sexualidade, prevenção contra ISTs e cultura LGBT+. Neste ano, Amanda foi relançada em uma nova versão e ganhou novos amigos, que formam o "bonde da Amanda". Com a pandemia e o isolamento social, a assistente se tornou uma ferramenta indispensável para conscientizar os jovens, no combate ao HIV.

A psicóloga e doutora em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG, Ana Paula Silva, que faz parte da equipe psicossocial do projeto PrEP-15-19, falou sobre a nova versão da assistente virtual e sobre a prevenção às ISTs. A entrevista foi ao ar no programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 17.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Os interessados podem entrar em contato pelo  Whatsapp do projeto: (31) 99726-9307 ou pelo Instagram. Para conversar com a assistente virtual Amanda Selfie, basta chamá-la pelo site do PrEP 15-19 ou pelo pela página no projeto no Facebook.