Extensão

Projeto 'Toda pessoa é invenção', de escrita criativa para pessoas LGBTQIAPN+, ganha edição internacional

Parceria com a NC State University, dos Estados Unidos, desdobrou-se em série de encontros on-line que será realizada na próxima semana

Representantes das equipes do Neepec e da Marginalia Making em encontro on-line
Representantes das equipes do Neepec e da Marginalia Making em encontro on-line Foto: Neepec UFMG

O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec/UFMG) e a NC State University (Universidade Estadual da Carolina do Norte, EUA) promoverão uma série de encontros on-line, de segunda a sexta-feira, 8 a 12 de abril, no âmbito da ação Who gets to tell your story? (Quem conta a sua história?).

Todos os encontros ocorrerão por meio da plataforma Discord. As inscrições, gratuitas, estão abertas

A iniciativa é fruto da edição internacional do projeto de extensão Toda pessoa é uma invenção (Every person is an invention, na versão norte-americana), desdobramento de parceria firmada recentemente por docentes e discentes do Departamento de Comunicação Social da UFMG e do coletivo crítico-criativo Marginalia Making, da NC State University.

Metodologia transformadora
A iniciativa é inspirada na metodologia criada pelo Neepec, coordenado pelos professores Juarez Guimarães Dias e Carlos Mendonça, do Departamento de Comunicação da UFMG. O objetivo é promover encontros de escrita criativa e autobiográfica destinados exclusivamente a pessoas LGBTQIAPN+.

“Esse compartilhamento que se dá por meio da metodologia desenvolvida no projeto oferece possibilidades ricas de trocas, de intercâmbio, de ampliação das ações da UFMG para outras universidades. E a afinidade entre os dois grupos é permeada por afetos, o que só nos enriquece", afirma Guimarães.

Para a professora Fernanda Duarte, do coletivo Marginalia Making, “poder adaptar essa iniciativa extensionista do Neepec e recriá-la é uma experiência transformadora, assim como espero que seja para os participantes que se juntarão a nós, no Discord", destaca.

A parceria entre a UFMG e a NC State University foi formalizada em 2022, por meio de Memorando de Entendimento (MOU).

Com Assessoria de Comunicação da Proex