Notícias Externas

Próxima reunião da SBPC vai tratar de sustentabilidade, tecnologias e integração social

Inscrições estão abertas

A 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 3 a 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), terá como tema Sustentabilidade, tecnologias e integração socialAs inscrições já podem ser feitas no site do evento.

Conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias vão tratar, sobretudo, da inserção da ciência no cotidiano dos cidadãos e defender a valorização da produção científica nacional. Serão abordados tópicos como sustentabilidade, doenças (como dengue, chikungunya e zika), câncer infantil, sementes, legislação de internet, energia nuclear e ética em pesquisas com humanos.

UFMG na reunião
Professores e pesquisadores da UFMG participarão de diversas mesas-redondas e conferências durante o evento. Karla Balzuweit, do Departamento de Física, irá ministrar a palestra Microscopia: muito mais que uma grande lupa, e o minicurso Introdução à Microscopia eletrônica, no qual pretende oferecer uma visão geral de análises morfológicas, químicas e cristalográficas obtidas da literatura e por meio de um microscópio eletrônico.

A professora Maria das Graças Lins Brandão, da Faculdade de Farmácia e coordenadora do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt), participa das mesas-redondas Popularizando a ciência em um mundo globalizado e Como divulgar os estudos científicos com plantas medicinais, nas quais a pesquisadora abordará os desafios da divulgação cientifica para o mundo globalizado.

Eduardo Fleury Mortimer, da Faculdade de Educação, vai coordenar a mesa Base nacional comum curricular (BNCC) para a educação básica, na qual será discutida a segunda versão do BNCC. A outra mesa da qual faz parte tem como tema Escola e formação de cientistas: que relação é esta?, que discute a questão da escola básica como uma experiência que não deve se pautar pela formação do cientista, mas pela formação do cidadão.

Professor do Departamento de Educação Física e Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Tarcísio Mauro Vago participará da mesa-redonda Rádio e educação: do meb à web, na qual apresentará o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, que busca o enriquecimento da formação de professores e de agentes sociais por meio da divulgação científica, artística e cultural.

A programação preliminar e outras informações sobre a Reunião estão disponíveis no site do evento.

Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro, que sediará mais uma reunião da SBPC
Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro, que sediará mais uma reunião da SBPC UFSB / divulgação