Institucional

Publicações científicas migram para nova plataforma do Portal de Periódicos da UFMG

Comitê Gestor vai definir critérios para normatização e uso do serviço, em relação à produção e publicação

b
Carlos Basílio (à direita), Felipe Seppe e Carla Oliveira, da equipe gestora do Portal de PeriódicosFoca Lisboa / UFMG

“Tudo que nos une nos dá uma força incontestável. E é isso que vem ocorrendo com o Portal de Periódicos da UFMG.” A afirmação é da professora Edite Rocha, responsável, juntamente com o professor Fausto Borém, pela edição da revista Per Musi. Produzida há quase duas décadas pela pós-graduação da Escola de Música, a revista, classificada como Qualis A1, foi um dos primeiros dos 30 periódicos científicos – entre os 71 produzidos por professores, servidores e estudantes – que já migraram para a nova plataforma Open Journal System (OJS), do Portal de Periódicos Científicos da UFMG.

No mês de setembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resoluções que instituem a política e o Comitê Gestor do Portal de Periódicos, que, desde então, está definido como um serviço destinado a aprimorar a qualidade e a visibilidade das publicações científicas produzidas no âmbito da Universidade, promovendo sua criação e permanência, por meio de apoio institucional e financeiro. “Caberá ao Comitê Gestor, representado por membros das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, da Biblioteca Universitária e dos periódicos científicos, a definição de critérios para normatização e uso desse serviço, em relação à produção e publicação”, explica o diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, professor Carlos Basílio Pinheiro, responsável pelo processo de institucionalização do Portal.

“O processo de migração para uma plataforma única, em versão atualizada, além de promover o sentido de comunidade científica, oferece às produções a marca UFMG e promove maior visibilidade, confiabilidade e segurança. Os editores recebem orientação e apoio de uma equipe formada por servidores da Pró-reitoria de Pesquisa (PrPq), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Biblioteca Universitária. Vale lembrar que o processo de migração é individualizado e não interfere no funcionamento das revistas”, incentiva Carlos Basílio.

A nova plataforma é tema de matéria que integra a edição 2.084 do Boletim UFMG.