Rede de universidades incentiva desenvolvimento de pesquisas em colaboração

WUN vai oferecer até 10 mil libras esterlinas por proposta aprovada, que deve envolver ao menos três instituições; pesquisadores da UFMG devem manifestar interesse até o dia 21

World Universities Network (WUN) aproxima universidades do mundo que se dedicam aos principais desafios globais
World Universities Network (WUN) aproxima universidades que se dedicam aos principais desafios globais Imagem: Detalhe de logotipo

A edição 2023 do programa Research Development Fund (RDF), da Worldwide Universities Network (WUN), está oferecendo subsídios de até 10 mil libras esterlinas para a promoção de colaborações de pesquisa entre acadêmicos de instituições que integram a rede. A WUN é presidida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

As candidaturas são apresentadas inicialmente a uma comissão da UFMG; se aprovadas, serão submetidas à WUN pelo pesquisador principal do projeto, por meio da página do programa. Os pesquisadores da UFMG que desejam se candidatar devem manifestar interesse até 21 de agosto, por meio de formulário disponibilizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Os projetos submetidos devem envolver ao menos três universidades filiadas à WUN. O cronograma com as etapas da candidatura pode ser consultado neste folder, também disponibilizado pela DRI; as orientações da WUN acerca da candidatura também estão disponíveis. Todas as informações sobre a seleção podem ser encontradas no site da DRI.

Desenvolvimento sustentável
Em consonância com seu plano estratégico para o quadriênio 2023-2026, a WUN está incentivando o envio de propostas que abordem problemas de uma ou mais áreas do contexto do desenvolvimento sustentável, em especial as seguintes: 1. Justiça social e direitos humanos; desigualdade; 2. Mundo sustentável: cidades e urbanização; transições energéticas; água e segurança alimentar; 3. Saúde mental; saúde infantil e materna; envelhecimento; 4. Aplicações responsáveis e éticas da inteligência artificial.

Formada por 24 universidades de seis continentes, a World Universities Network (WUN) visa promover, em colaboração transnacional, a pesquisa e a educação sobre os principais desafios globais, aproveitando a diversidade geográfica e cultural das instituições filiadas.

Por meio de seu fundo de desenvolvimento de pesquisa, a rede apoia pesquisas colaborativas sobre mudanças climáticas, saúde pública e o ensino superior global.

A UFMG é a única instituição brasileira a integrar a World Universities Network.