Institucional

Rede Direitos Humanos será homenageada pela Câmara de Vereadores

Ela é formada por cerca de 20 grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa da UFMG

Ato em favor da população de rua do qual participou o programa Polos de Cidadania, integrante da Rede
Ato em favor da população de rua do qual participou o programa Polos de Cidadania, integrante da Rede Acervo Polos de Cidadania UFMG

Em razão de suas ações em favor da cidadania, da diversidade e das minorias, a Rede Direitos Humanos UFMG, vinculada à Pró-reitoria de Extensão, será homenageada nesta quarta-feira, 20, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Durante a cerimônia, que começará às 15h, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, serão reconhecidas instituições e personalidades que tenham se destacado na promoção da democracia e dos direitos humanos.

De caráter interdisciplinar, a Rede Direitos Humanos UFMG foi fundada em 2016 com o objetivo de contribuir para a efetividade da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela mobiliza cerca de 20 grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa da UFMG, que abordam, sobretudo, violações de direitos. A Rede promove a troca e cooperação continuada entre seus membros em diálogo com políticas públicas, movimentos, coletivos e organizações sociais.

A pró-reitora de Extensão e coordenadora da Rede, Claudia Mayorga, participará da cerimônia. “Compartilhamos essa honrosa homenagem com todos aqueles que contribuem para a formação, defesa e promoção dos direitos humanos em nossa Universidade”, afirma.

Os homenageados foram indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado por membros da Mesa Diretora e pelo corregedor da Câmara de Belo Horizonte. Neste ano, o Grande Colar – honraria concedida anualmente pelo legislativo municipal – será entregue à farmacêutica Maria da Penha, importante liderança do movimento de defesa dos direitos das mulheres e do combate à violência doméstica.

Ato público
O evento também será marcado pelo ato público O retrocesso político e o ataque aos direitos humanos no Brasil, que contará com a participação da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, também homenageada pelo legislativo municipal.

Mais informações sobre a Rede de Direitos Humanos UFMG estão disponíveis na página da Proex. O trabalho da Rede foi abordado em matéria publicada pelo Boletim UFMG por ocasião dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrados em dezembro do ano passado.