Pesquisa e Inovação

Registro de pesquisas com animais ganha nova plataforma

A Ceua estabelece normas gerais para a utilização de animais em pesquisa e procedimentos pedagógicos, como aulas práticas e treinamentos
A Ceua estabelece normas gerais para a utilização de animais em pesquisa e procedimentos pedagógicos, como aulas práticas e treinamentos Foto: Foca Lisboa / UFMG

Desde o último dia 15, a submissão de projetos à avaliação da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) utiliza nova plataforma, Solicite, desenvolvida por equipe da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). Abrigada no site www.ufmg.br/bioetica/ceua, a ferramenta tem acesso vinculado ao portal MinhaUFMG.

“Todos os projetos de pesquisa ou ensino da UFMG que envolvam animais vertebrados têm que ser previamente aprovados pela comissão de ética (Ceua). O novo sistema facilitará a submissão, aprovação e acompanhamento dos projetos”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Adelina Reis.

“Nossa expectativa com o novo sistema é o ganho de autonomia para modificações futuras que possam ser demandadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), já que as normas e diretrizes que regulamentam a experimentação animal, no Brasil, estão em processo de implementação e adaptação”, afirma a subcoordenadora da Ceua, professora Grace Schenatto Pereira Moraes. “Um sistema desenvolvido dentro da Universidade nos garante a possibilidade de modificações rápidas e sem custos, ao contrário dos sistemas adquiridos no setor privado”, acrescenta.

No mesmo site que abriga o Solicite, há informações sobre regimento, calendário de reuniões, resoluções e protocolos. A Comissão pode ser contactada pelo telefone (31) 3409-4516 e pelo e-mail ceua@prpq.ufmg.br.

A Comissão

A Ceua, antigo Cetea-UFMG, estabelece normas gerais para a utilização de animais em pesquisa e procedimentos pedagógicos, como aulas práticas e treinamentos. Composta por 28 pessoas que representam os usuários e os segmentos da comunidade acadêmica, a comissão reúne-se regularmente a cada duas semanas, além de realizar encontros extraordinários.

Atualmente, analisa em média 300 projetos por ano, número que vem crescendo, devido à determinação do Concea para que as agências de fomento atendam apenas a projetos que obtiverem parecer positivo de comitê de ética. Além disso, praticamente todas as revistas científicas fazem a mesma exigência para a publicação dos artigos.