Arte e Cultura

MHNJB organiza visita especial para benfeitores do projeto 'Renasce Museu'

Grupos vão conhecer a reserva técnica e laboratórios do Museu de História Natural e Jardim Botânico

O museu está em processo de construir novos caminhos para continuar contando histórias com seus acervos
O museu está construindo novos caminhos para continuar contando histórias com seus acervos Arquivo do MHNJB

Nos dias 2, 9 e 16 de maio, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG vai receber benfeitores e acompanhantes para uma visita guiada por espaços não acessíveis ao público geral. O programa é uma das recompensas oferecidas a doadores da Renasce Museu, campanha organizada após o incêndio que danificou parte do acervo em junho de 2020.

Os benfeitores vão percorrer a área atingida pelo fogo e participar de um laboratório específico. Coleção viva de plantas, O que um arqueólogo pode “enxergar” em uma peça lítica (de pedra)? e Arqueometria para a conservação de cerâmicas arqueológicas são os temas dos laboratórios, diferentes em cada dia.

O roteiro exclusivo inclui, entre outras atividades, conversas com as equipes de arqueologia, paleontologia, conservação e fotografia; visita à estufa de orquídeas e de bromélias; manuseio do mapa regional de sítios arqueológicos de Minas Gerais e demonstração da extração de amostras de cerâmicas arqueológicas.

A história em seu acervo
O museu sofreu grande abalo em junho de 2020, quando um incêndio consumiu parte dos acervos científicos da instituição. O projeto Renasce Museu, criado para possibilitar a estruturação de uma plataforma virtual, pública e gratuita dotada de informações e imagens dos acervos do museu, foi selecionado no edital Matchfunding BNDES+ para a realização de um financiamento coletivo.

Com o sucesso da campanha, realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o museu está construindo novos caminhos para continuar contando histórias com seus acervos. Uma de suas iniciativas foi recompensar seus benfeitores com itens e visitas exclusivas. De acordo com o valor aportado, os doadores receberam bótons e promoveram eventos corporativos nas instalações do museu. A plataforma virtual está sendo preparada por equipes compostas de profissionais e bolsistas das áreas de arqueologia, paleontologia, conservação e restauração, museologia e fotografia.

No vídeo abaixo, o MHNJB faz a divulgação do projeto Renasce Museu, realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Em outro vídeo, a TV UFMG aborda a iniciativa do museu para a criação da plataforma virtual destinada a compartilhar o acervo resgatado do incêndio.

Mais informações sobre o projeto Renasce Museu estão em sua página na internet e no site da benfeitoria.

Com Assessoria de Comunicação do MHNJB