Institucional

Repositório Institucional inicia mais uma etapa da disponibilização de produções intelectuais

Artigos de periódicos, livros e capítulos de livros publicados em autoria individual poderão ser acessados pela internet

Izabel de Araújo, coordenadora do repositório na BU: customização de metadados
Repositório: produção intelectual disponível para todosRaphaella Dias | UFMG

Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), site onde toda a produção intelectual da Universidade pode ser acessada por qualquer pessoa, de qualquer lugar, já conta com mais de três milhões de visualizações. A ideia é que um único ambiente digital reúna todo o conteúdo produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da UFMG.

No final do mês passado, o Repositório iniciou mais uma etapa de disponibilização de materiais com a inserção de artigos de periódicos e de eventos, livros e capítulos de livros. Após treinamento feito com os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFMG, as bibliotecas das unidades acadêmicas validaram e liberaram cerca de 200 itens dessa categoria. Até então, haviam sido disponibilizados mais de 35 mil teses, dissertações e monografias de especialização.

“O Repositório é muito importante para a Universidade porque é uma peça chave para o processo de comunicação científica. Ele representa uma nova oportunidade para compartilharmos informação, proporcionando visibilidade e armazenamento para a produção intelectual da UFMG”, afirma Kátia Lúcia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária e integrante do Comitê Gestor do Repositório Institucional (Cogeri).

A nova etapa de inserção de material é a do segundo dos três grupos de trabalhos que vão integrar o Repositório. O primeiro grupo engloba as produções acadêmicas, como teses, dissertações e monografias, que já são arquivadas pelos próprios autores depois de passarem por um fluxo de ações que inclui a validação por um bibliotecário da UFMG. “Estamos inserindo trabalhos produzidos desde 2010, mas a intenção é, oportunamente, digitalizar produções mais antigas”, explica Katia Pacheco.

O segundo grupo de trabalhos, cuja inserção no Repositório teve início no mês passado, engloba os artigos científicos publicados em periódicos e capítulos de livros. Até o momento, já foram identificados 78 mil artigos para inserção no RI-UFMG produzidos entre os anos de 2016 e 2019.

O terceiro grupo de trabalhos que serão incorporados ao Repositório é de objetos educacionais produzidos pelos docentes. “Estamos falando de objetos digitais que podem ser usados em sala de aula pelos professores. Quanto a esse grupo, estamos na fase de definir as políticas e como serão os fluxos de arquivamento. A intenção é que esses objetos já estejam disponíveis no RI-UFMG no próximo ano”, diz Katia Pacheco.

Comissão
O RI-UFMG foi instituído pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), por meio da resolução 12/2019. Para gerir, organizar e aprimorar o repositório, foi criado o Comitê Gestor do Repositório Institucional (Cogeri), composto de seis membros designados pelo Cepe e que representam setores estratégicos da Universidade, como o Sistema de Bibliotecas (SB), a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a Pró-reitoria de Pesquisa (PrPq), a Pró-reitoria de Extensão (Proex), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Pós-graduação (PrPg).

Em parceria com a Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária, foram produzidos dois vídeos sobre o Repositório Institucional. O primeiro é uma animação que destaca a importância do RI-UFMG para a sociedade e o cotidiano da comunidade acadêmica. O segundo é um tutorial para o autoarquivamento de trabalhos acadêmicos que são inseridos no Repositório. Nesse vídeo, são ilustrados os processos de preenchimento dos metadados e depósito da versão final de teses, dissertações, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso no Repositório.

Outras informações sobre o RI-UFMG podem ser solicitadas pelo e-mail repositorio@ufmg.br.

Com assessoria de imprensa da Biblioteca Universitária