Institucional

‘Retrospectiva 2020’: em novembro, UFMG deu boas-vindas a três mil calouros

Reportagens sobre pesquisas desenvolvidas no ICB, no ICEx e na Escola de Engenharia e programação do mês da consciência negra foram outros destaques

Cantoras do Ars Nova-Coral da UFMG em apresentação durante a recepção de calouros, em novembro
Integrantes do Ars Nova-Coral da UFMG em apresentação durante a recepção de calouros, em novembro Reprodução

Três mil novos estudantes começaram, em novembro, suas atividades acadêmicas na UFMG. Além de “iniciar vida nova” em uma das mais importantes universidades brasileiras, os calouros depararam com um formato pedagógico inédito na instituição, o ensino remoto emergencial.  “Sabemos que vocês estão ansiosos para o contato presencial com colegas, professores e para desfrutar dos espaços da UFMG. Mas ainda não é o momento para isso, porque o nosso compromisso e a nossa prioridade são com a preservação da vida de todas as pessoas. As autoridades sanitárias é que nos dirão quando poderemos retornar, com base nos dados científicos sobre a pandemia”, afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida em sua mensagem de boas-vindas aos calouros.

A agenda noticiosa da UFMG de novembro contou com ao menos três destaques no campo da pesquisa. Um estudo revelou que o alcoolismo fragiliza o sistema imune de camundongos; outro propôs novo método de identificação de substâncias psicoativas; e o terceiro, baseado em análise do esgoto, mostrou crescimento exacerbado de infectados em Belo Horizonte e Contagem pelo novo coronavírus. 

Ao longo do mês, uma programação amplamente divulgada pelas mídias da UFMG marcou as atividades do Novembro Negro na Universidade. 

Os links para as matérias sobre esses assuntos estão listados abaixo. Elas também podem ser lidas no ambiente de notícias do Portal UFMG.

Em recepção aos calouros, dirigentes defendem resiliência e cuidado para superar dificuldades

Alcoolismo fragiliza sistema imune e aumenta risco de morte por infecção pulmonar fúngica

Novo método identifica substâncias psicoativas de forma rápida e barata

Análise dos esgotos revela aumento 'exacerbado' de infectados em BH e Contagem

Mês da Consciência Negra: a trajetória da professora Viviane Alves, do ICB