Arte e Cultura

Publicação da Fale recebe trabalhos sobre leitura e escrita na tradição judaica

Arquivo Maaravi reunirá dossiê com artigos, resenhas, contos, poemas, crônicas e produções artísticas inéditas

Rembrandt retrata Moisés com as Tábulas da Lei
Rembrandt retrata o profeta Moisés com as Tábuas da Lei Domínio público

Até 30 de março, a Revista Arquivo Maaravi receberá artigos, resenhas, contos, poemas, crônicas e trabalhos artísticos, como fotografias e charges, que, de forma transdisciplinar, promovam reflexão sobre ler e escrever na cultura e na tradição judaicas.

Os artigos deverão ser inéditos, conter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas. As submissões deverão ser realizadas, exclusivamente, pela plataforma da revista, onde também estão disponíveis as normas editoriais da publicação e outras informações. 

O dossiê, que será publicado em maio, tem como tema Ler e escrever na cultura e na tradição judaicas. Entre outros tópicos, poderão ser objeto de análise a escrita e a leitura do sagrado e do profano e das Tábuas da Lei às telas do computador, como pensaram Marisa Lajolo e Regina Zilberman; os judeus e as palavras, a partir da perspectiva de Amós Oz e Fania Oz-Salzberger; a história e a filosofia da leitura e da escrita; as mulheres, a leitura e a escrita; a representação da escrita e da leitura e de leitores e escritores na ficção em prosa, na poesia e na arte; questões de interpretação, sentido e tradução e estudos sobre a letra, a palavra e o texto.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nej.letras.ufmg@gmail.com.