Pesquisa e Inovação

Revista da Faculdade de Direito recebe trabalhos sobre ‘An-arquia e anarquismos’

Prazo para submissão segue até 31 de maio

A Revolta de Haymarket, que mobilizou trabalhadores em Chicago (EUA), em 1886, levou à prisão de anarquistas
A Revolta de Haymarket, que mobilizou trabalhadores em Chicago (EUA), em 1886, levou à prisão de anarquistas Ilustração: Harper's Weekly | Domínio público

Está aberta, até 31 de maio, a submissão de artigos para a próxima edição da (Des)troços: revista de pensamento radical, do grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, da UFMG. O Dossiê nº 6 vai abordar o tema An-arquia e anarquismos.

Os editores vão analisar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e experimentações artísticas. O grupo e a edição do periódico são sediados na Faculdade de Direito.

O grupo de pesquisa trabalha sob a perspectiva de leitura crítica do argumento de emergência no cenário político-jurídico nacional. Segundo o texto de apresentação do grupo no site da revista, o objetivo é “escovar a tradição filosófica a contrapelo, fazendo emergir correntes subterrâneas do pensamento”. Discussões e trabalhos desenvolvidos no âmbito do núcleo questionam de forma radical e não disciplinar os discursos que estão na base do Direito e do Estado no Ocidente. Esses discursos autoritários, afirma a coordenação, “ocultam dispositivos de dominação, normalizam a exceção e legitimam a violência do poder político-jurídico”.

Outras informações estão no site da revista.