Notícias Externas

Revista Debates, organizada pela professora Mara Telles, homenageia o sociólogo Gláucio Soares

Um dos destaques da edição é um artigo em que o intelectual, que morreu em 2021, discute a força das emoções no ambiente acadêmico

fw
Gláucio Soares: presença e ausência do amorLeo Ramos Chaves | Revista Fapesp

Está publicado o volume 16 da Revista Debates, com o tema Poder na América Latina: uma homenagem ao professor Gláucio Soares. Ao longo de mais de 50 anos, o sociólogo e cientista político, que morreu em junho de 2021, atuou como professor, pesquisador visitante e colaborador em instituições brasileiras e estrangeiras. Ele presidiu a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e foi secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip).

A professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da UFMG, é uma das organizadoras da edição, ao lado de Joscimar Souza Silva, professor da Universidade Federal do Piauí e pesquisador do Grupo Opinião Pública da UFMG, e de Letícia Ruiz, professora da Universidad Complutense de Madrid.

Gláucio Ary Dillon Soares foi professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Seu doutorado em Sociologia foi concluído na Washington University St Louis, em 1965. 

A edição inclui o artigo Com vergonha do amor, até então inédito, de autoria do homenageado. O texto discute a força das emoções, o amor na vida e na academia. Valendo-se de um modelo metodológico, Soares identifica a presença e a ausência do amor nas produções das Ciências Humanas. Ao fim, conclui que os vícios de perspectiva na área levaram seus especialistas a ter vergonha do amor.

O dossiê foi iniciativa do Grupo de Investigación en Comunicación Politica y Comportamiento Electoral en América Latina (Laticom), da Alacip.

A Revista Debates é editada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).