Pesquisa e Inovação

Nova edição da revista 'Voz e cena' é focada nas relações entre sonoridade e visualidade

On-line, publicação reúne trabalhos de professores da UFMG e outras 11 universidades

Revista Voz e Cena tem 315 páginas, dividas em 17 capítulos
Revista Voz e Cena tem 315 páginas, dividas em 17 capítulos Reprodução

Está no ar a nova edição da revista Voz e cena, publicação produzida por pesquisadores e professores de voz dos cursos de Artes Cênicas da UFMG e de outras 11 universidades espalhadas pelo país. Neste semestre, a revista foi lançada apenas em formato eletrônico, em razão da pandemia de covid-19.

A edição reúne textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de artes cênicas e campos associados – relacionados a sonoridades e visualidades em processos estéticos e pedagógicos. A linha editorial da revista contempla temáticas, metodologias e práticas pedagógico-estéticas, com ênfase em experimentações e abordagens sobre as relações entre a voz e a cena e em processos artísticos que incluem práticas vocais.

A revista tem periodicidade semestral e recebe manuscritos em fluxo contínuo. São 315 páginas, divididas em 17 capítulos. A publicação referente ao primeiro semestre de 2020 pode ser acessada neste link, gratuitamente.

Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), a publicação conta com a participação de professores da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).