Ronald Claver ministra oficina de criação literária a partir do próximo mês

Aula de edição anterior da oficina: estímulo à produção de textos
Aula de edição anterior da oficina: estímulo à produção de textos Foca Lisboa / UFMG

A Oficina de Criação Literária, ministrada pelo escritor e ex-professor do Coltec Ronald Claver, voltará a ser oferecida em 2017. Promovida pela Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG, a atividade tem o objetivo de estimular a criatividade literária dos participantes.

Na oficina, são utilizados métodos para desenvolver a espontaneidade e provocar a produção de textos. Cada aula é norteada por um tema, como o surrealismo, ou por um autor, como Manuel Bandeira, assunto do primeiro encontro. Uma revista reunirá os textos produzidos pelos alunos.

Os encontros começam na primeira semana de fevereiro. Às terças-feiras, as aulas serão ministradas no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534), e às quartas, na sede da OAP (segundo andar da Praça de Serviços, no campus Pampulha), sempre das 14h às 15h30.

Com inscrições abertas, a oficina ocorrerá nos períodos de fevereiro a junho e de agosto a novembro. Associados da OAP pagam R$ 50 por mês, e os outros participantes, R$ 60. Interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo telefone 3409-4505.

Leia mais sobre a oficina em matéria publicada em 2012 pelo Boletim UFMG.

O escritor
Professor aposentado do Colégio Técnico da UFMG, Ronald Claver é poeta e escritor belo-horizontino com mais de 20 livros publicados, como Dona da palavra e A última sessão de cinema. Foi agraciado com os prêmios Nestlé, Cidade de Belo Horizonte, Casa das Américas (Cuba) e duas vezes pelo Instituto Nacional do Livro.

(Com Assessoria de Comunicação da OAP)