Coberturas especiais

Série da Rádio UFMG Educativa aborda experiências de reparação da tragédia em Mariana

Reportagens veiculadas nesta semana tratam de situação das vítimas, danos ambientais e ações de responsabilização

Rio Doce, em Resplendor (ES): desastre de Mariana provocou danos ambientais graves
Rio Doce, em Resplendor (ES): desastre de Mariana provocou danos ambientais graves Fred Loureiro / Secom/ES

A Rádio UFMG Educativa veicula, até a próxima sexta-feira, 8, a série de reportagens O que aprendemos com Mariana?, que reúne experiências de reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão, na cidade histórica mineira, em novembro de 2015. As matérias apresentam depoimentos de pessoas atingidas, autoridades e especialistas, que analisam como as medidas tomadas podem servir de referência para os atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho, no dia 25.

A primeira reportagem aborda a situação das vítimas da tragédia. Milhares ficaram sem casa, sem água e sem trabalho. Uma fundação foi criada para lidar com a reparação das vítimas e, até o fim de 2018, cadastrou 89 mil atingidos. No entanto, as medidas ligadas a reassentamentos e indenizações ainda não chegaram a todos. A segunda reportagem trata da responsabilização pela tragédia, e a terceira, dos danos ambientais.

A série vai ao ar no Jornal UFMG, às 12h30, em 104,5 FM e na internet. A produção é de Alicianne Gonçalves, Samuel Sousa e Tiago de Holanda.