Arte e Cultura

Sessão comentada de filme dirigido por Eder Santos é atração do Festival de Inverno

​ Cineasta debaterá com o público “Deserto Azul” no Centro Cultural UFMG​

Nos dias 15 e 16 de julho, às 19h, o Centro Cultural UFMG recebe a mostra de vídeos “Trans-X-Posição” durante o 51º Festival de Inverno da UFMG. A atração conta com a presença do cineasta Eder Santos, um dos mais reconhecidos vídeo-artistas do país, numa sessão comentada do longa “Deserto Azul”. Em entrevista à TV UFMG, ele fala sobre o filme e a expectativa de participar de mais um festival.

Eder Santos

Artista reconhecido no mundo inteiro por mesclar artes visuais, cinema, teatro, vídeo e novas mídias, Eder Santos é um dos mais premiados do país em sua área de atuação. Eder idealizou obras que integram os acervos permanentes do MoMA, em Nova York (EUA), e do Centre Georges Pompidou, em Paris (França), dois dos maiores museus de arte contemporânea no mundo. Como diretor de cinema, Eder realizou 15 curtas-metragens, além da série de TV Contos da Meia-Noite (2004, TV Cultura, 90 episódios), e vários longas-metragens, entre eles, o filme “Deserto Azul”.

Ficção-científica metafísica

Deserto Azul é um longa metragem ainda sem data para lançamento no Brasil, mas com exibição em várias partes do mundo. O filme, considerado uma ficção-científica metafísica, gravado em 2010 e finalizado em 2014, contou com a participação de 16 artistas para compor o cenário.  No roteiro, a história de um homem, chamando “Ele”, que busca a elevação de sua consciência, por meio de sonhos e intuições. Seu objetivo é "transcender", de acordo com a sinopse disponível.

Equipe: Frederico Gandra (produção), Ângelo Araújo (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens), Pablo Nogueira (reportagem e edição de conteúdo).