Simpósio na Enfermagem discute implicações da prematuridade

Em todo o mundo, 15 milhões de bebês nascem, por ano, antes da 37ª semana de gestação

Bebê prematuro em incubadora
Bebê prematuro em incubadora Ceejayoz / Flickr / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Até 10 de novembro, estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para a primeira edição do Simpósio Multiprofissional da Prematuridade, que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, na Escola de Enfermagem. O evento foi marcado para a semana em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro). A data tem o objetivo de chamar atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo.

Serão selecionados trabalhos para apresentação oral e em forma de pôsteres, sobre atenção ao prematuro no parto e nascimento, cuidados durante internação neonatal e seguimento ambulatorial do recém-nascido. Confira o edital. O simpósio, gratuito, tem inscrições para ouvintes abertas até 19 de novembro, neste link.

Os organizadores do simpósio – professores da disciplina Enfermagem da Criança e do Adolescente e a Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (LAICCAM) – entendem que devem ser criados, na academia, espaços de discussão que aproximem graduandos da prática profissional e contribuam para a renovação de conhecimentos dos profissionais atuantes e para a reflexão sobre novas perspectivas.

O evento contará com a participação de profissionais do Ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR), anexo ao Hospital das Clínicas da UFMG, destinado ao atendimento do prematuro, e do Hospital Sofia Feldman, maternidade referência no Brasil.

Cuidados intensivos
De acordo com a organização do evento, os problemas da prematuridade vão além do baixo peso: o prematuro necessita de cuidados intensivos devido à sua imaturidade fisiológica, que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas para sua vida adulta. Os avanços tecnológicos proporcionaram maior sobrevida desses bebês, mas com internação prolongada.

A equipe multiprofissional é essencial para a assistência a uma família que lida com o nascimento de um prematuro. Durante a gestação, as famílias criam um “filho imaginário”, mas, após o nascimento, as expectativas precisam ser redirecionadas, principalmente com base na compreensão de que muitos prematuros necessitam de internação em unidade neonatal.

No Brasil, mais de 12% dos nascimentos ocorrem antes de a gestação completar 37 semanas. Isso significa que 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia.

Mais informações estão disponíveis no site do Simpósio.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem