Arte e Cultura

Sistema de Bibliotecas é apresentado em vídeos de animação

Na primeira produção da série, o astronauta X-25 mostra os 'planetas do saber'

Reprodução

Se uma biblioteca não é feita só de livros, imagine um conjunto de 25 unidades. Visitas ao setor de obras raras, exposições e treinamentos são algumas das possibilidades de interação com esses espaços. Para divulgar essas e outras atividades, o Sistema de Bibliotecas da UFMG produziu uma série de vídeos de animação.

O primeiro deles tem o astronauta X-25 como protagonista. Ele guia os usuários em uma viagem pelos 25 "planetas do saber" – as bibliotecas da UFMG. A animação também descreve os principais serviços oferecidos pelas unidades e informa como ter acesso a eles.

A etapa de pré-produção do vídeo incluiu levantamento de referências e definição de conceitos da animação e os personagens. A ideia de representar as bibliotecas como "planetas do saber" surgiu a partir da exposição Uma viagem interplanetária pelo Sistema de Bibliotecas, montada, no ano passado, no saguão da Reitoria.

Metáfora
“O tema nos pareceu uma metáfora perfeita para simbolizar o Sistema de Bibliotecas, a conexão entre as unidades e a grandeza de informações contidas nesse universo. A paleta de cores, as imagens dos planetas e a tipografia descontraída foram escolhidas para dar à mostra um ar de diversão e destacá-la visualmente das outras exposições, chamando a atenção do público universitário”, explica Rita Davis, aluna do curso de Design e uma das responsáveis pela identidade visual da mostra.

Ainda nessa fase, foram criados o roteiro e o storyboard, a compilação de todas as cenas da animação e seus movimentos de câmera. Em seguida, os cenários foram desenhados. “No processo de animar, normalmente desenhamos as poses chaves e ‘conectamos’ o movimentos delas com breakdowns – movimentos de quebra – e in-betweens – movimentos intermediários. Quando a animação está pronta, faz-se a limpeza, momento em que os traços são redesenhados com atenção maior para os detalhes. Por fim, cada desenho é colorido”, explica Camila Pawlowski, estudante de Cinema de Animação da UFMG responsável pela criação dos vídeos.

Na pós-produção, foram introduzidos os elementos finais da animação, como efeitos, sincronização da música, falas e créditos. O último processo é renderização, compilação dos dados do vídeo.

A animação está disponível no canal do Sistema de Bibliotecas no Youtube, onde também ficarão hospedados os próximos vídeos. Assista à primeira produção da série:

Com Assessoria do Sistema de Bibliotecas da UFMG