Arte e Cultura

Sônia Queiroz lança ‘Signos’, livro de artista com poemas inspirados nos zodíacos

Tiragem é de apenas 50 exemplares, dada a manufatura artesanal; Sônia é professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG

Sônia Queiroz
Sônia Queiroz lançou sua coletânea de poemas na Papelaria Mercado Novo, em Belo HorizonteFoto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Neste sábado, 18 de dezembro, a poeta e editora Sônia Queiroz, professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, lançou Signos, uma pequena coleção de poemas inéditos, compostos em tipos móveis e impressos sobre grossos cartões color face, em diferentes cores e formatos.

Os textos partem de signos dos zodíacos ocidental e oriental (com imagens como o búfalo, a serpente, o macaco, o javali) para dizer algo ao nosso tempo. Junto a cada poema, o livro traz um desenho, que foi aplicado sobre o cartão por meio da técnica do carimbo.

A obra sai em tiragem limitada, dada a sua manufatura artesanal: nesta primeira edição, foram produzidos 50 exemplares. O livro – a rigor, uma caixa manufaturada à mão, contendo dez cartões-poemas – poderá ser adquirido na Papelaria Mercado Novo, um dos pontos de encontro da cultura belo-horizontina relacionada com a arte, a literatura, a tipografia e o design.

Rugidos
Professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, Sônia Queiroz é autora de coletâneas de poemas como Palavra de mulher (Editora Fontana, 1979), O sacro ofício (Editora Comunicação, 1980) – livro que venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte daquele ano – e Taquicardias (Edições Dubolso, 1985), entre outros. Os poemas reunidos no novo volume foram todos escritos em 2020 e 2021, durante a atual pandemia.

Segundo a poeta, o ímpeto dessa escrita nasceu de “uma patada de Leão” – a saber, “um rugido angustiado de um amigo contaminado pelo vírus pandemoníaco, uma voz que abriu para a poesia as portas do meu corpo em isolamento”. Quatro criadores de Belo Horizonte colaboraram na confecção do livro-objeto de Sônia Queiroz.

O designer e artista gráfico Flávio Vignoli, da Tipografia do Zé, coeditou a obra e compôs e imprimiu o “tipoema” Signos no primeiro cartão da coleção, que figura nela como uma espécie de capa. O tipógrafo Christian Gomes, da Delfino Artes Gráficas, fez, por sua vez, a composição e a impressão dos poemas, propriamente.

O artista Murilo Pagani foi o criador dos signos visuais carimbados em cada cartão, que trazem imagens de animais. E a encadernadora Iara Queiroz, da Pergaminho Encadernações, desenvolveu e produziu a caixa que embala os cartões-poemas.

Livro: Signos
Autora: Sônia Queiroz
Editora: Tipografia do Zé / Delfino Artes Gráficas / Pergaminho Encadernações
R$ 60 / 10 “páginas” (cartões avulsos)
Onde comprar: Papelaria Mercado Novo (Avenida Olegário Maciel, 742, loja 2176, Centro de Belo Horizonte).

Signos
'Signos', de Sônia Queiroz: dez cartões-poemasFoto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Leia Selva, um dos poemas reunidos no volume.

Selva

o rugido do Leão
pelas janelas do meu corpo
como um sopro, um furacão

a patada do Leão
tocando-me leve e forte
como se eu fora a caça

eu na toca
intocável
me coço, me estranho
me assusto

o rugido do Leão
ressoa cá dentro
abalando a porta de entrada

Ewerton Martins Ribeiro