Notícias Externas

STF aceita denúncia contra senador Aécio Neves

Rádio UFMG Educativa ouviu especialistas para repercutir decisão e entender o que ocorre a partir de agora

O ministro Alexandre de Moraes deu o voto divergente
O ministro Alexandre de Moraes deu o voto divergente Nelson Jr./SCO/STF

O senador tucano Aécio Neves tornou-se nessa terça-feira (17) réu pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Os ministros da primeira turma do Supremo Tribunal Federal aceitaram a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o parlamentar. 

Em relação à prática de corrupção passiva, os ministros foram unânimes e confirmaram o que foi apontado pela PGR, Procuradoria Geral da República. Já em relação à acusação de obstrução à Justiça, a votação não foi unânime. O ministro Alexandre de Moraes a considerou genérica e deu o voto divergente.

A reportagem da UFMG Educativa repercutiu a decisão com especialistas em Direito Penal e Constitucional e da Ciência Política. Em nota, o senador afirmou que recebe "com absoluta tranquilidade a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, até porque já esperada. Agora terei a oportunidade que não tive até aqui, de provar, de forma clara e definitiva, a absoluta correção dos meus atos. Estou sendo processado por ter aceito um empréstimo de um empresário. Portanto, de recursos privados e de origem lícita para pagar meus advogados. Não teve dinheiro público envolvido, ninguém foi lesado nessa operação. O que houve foi uma gravíssima ilegalidade". 

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-18-04-2018.mp3