Arte e Cultura

Teatro Universitário realiza sua primeira formatura no ambiente virtual

A temporada on-line reúne cenas curtas e oficinas em todo o mês de junho

Registro da cena 'Todos os Rios Desembocam no Mar'
Registro da cena 'Todos os rios desembocam no mar' Akino Takeda

Pela primeira vez, no Teatro Universitário (TU) da UFMG, os estudantes vão encerrar o ciclo de formação técnica com uma estreia on-line. Eles vão apresentar cenas cujo fio dramatúrgico é puxado por contos de Murilo Rubião. Essas apresentações vão ocorrer em três finais de semana seguidos, neste mês de junho – nos períodos de 4 a 6, 11 a 13 e nos dias 18 e 19.

Cada um dos oito dias será destinado a uma apresentação em especial, que também permanecerá disponível no canal do Teatro no YouTube.

O evento inclui também três oficinas em que serão tratados assuntos relacionados a dramaturgia, voz, música e audiovisual. Os interessados poderão acessar as atividades em duas datas distintas, sempre em junho: nos dias 4 e 8 (a primeira), 11 e 14 (a segunda) e 18 e 21 (a terceira). Todas elas serão transmitidas pela plataforma Zoom, no horário das 16h.  

Fantasia e performance em diversas linguagens
O grupo que organiza a formatura informa que a turma trilhou um percurso criativo que se aproxima, ao mesmo tempo, da fantasia e da performance, adotando diversas linguagens artísticas no arranjo cênico. O conteúdo das apresentações não se restringe à obra de Rubião – as temáticas de cada cena ampliam o espectro das possibilidades de interpretação e de atuação e reforçam o caráter autoral e o protagonismo de cada formando na construção das cenas.

Sem a possibilidade, por causa da pandemia, do contato físico e das trocas presenciais tão importantes para o ofício teatral, que é essencialmente coletivo, o processo precisou ser repensado diversas vezes – tanto no aspecto pedagógico quanto no que se refere às questões técnico-estruturais. “Os percalços e os conflitos enfrentados para a concepção da formatura foram muitos: de que forma adaptar aulas práticas ao modelo remoto emergencial? Como gravar uma cena em casa? Quais recursos devem ser mobilizados? Como criar em meio ao caos?  Como prosseguir diante de tantas adversidades?”, escrevem os organizadores.  

“Houve uma força coletiva, mesmo que cada um de nós estivesse só”, afirma a formanda Gracielle Prado. O processo de criação foi todo conduzido pelos próprios estudantes, em diálogo com professores, estagiários, produção e equipe técnica. Ao mesmo tempo, contam os organizadores, a execução cênica se valeu de muita criatividade e da participação de familiares na produção (iluminação, manutenção dos objetos cênicos, gravação, entre outras atribuições).

Veja a programação, que contém a sinopse das cenas, ementa, metodologia e referências utilizadas nas oficinas. Mais informações podem ser encontradas nos perfis do TU no Instagram e no Facebook.

Apresentação da obra
Apresentação da obra 'Ex ator' vai integrar o evento de formatura do Teatro Universitário Rafael Calú