UFMG apoiará projetos acadêmicos focados na inclusão de pessoas com deficiência

Iniciativa visa estimular a produção de materiais didáticos, o desenvolvimento de tecnologias assistivas e a redução de barreiras no ambiente universitário

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), somente 0,59% do corpo estudantil acadêmico brasileiro é formado por pessoas com deficiência
Projetos devem visar à redução de barreiras no ensino para pessoas com deficiência
Encyclopedia Britannica | Domínio público

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), em parceria com as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis (Prae), de Extensão (Proex) e de Pesquisa (PRPq), recebe, a partir deste domingo, dia 8, propostas para a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão destinados à promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da Universidade.

Os projetos devem estar relacionados à produção de novos materiais didáticos, ao desenvolvimento e treinamento de professores para o uso de metodologias adaptadas de ensino, ao desenvolvimento de tecnologias assistivas e à redução de barreiras no ambiente universitário. As inscrições devem ser feitas, até 16 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário, cujo link está disponível no texto do edital que rege o processo. O resultado final será divulgado em 8 de março.

Bolsas
As propostas podem ser apresentadas por servidores docentes ou técnico-administrativos em efetivo exercício na UFMG. Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes, contribuindo para a sua formação acadêmica e o aprendizado sobre questões relativas à acessibilidade, à inclusão e à função social da educação, os alunos de graduação que atuarem nos projetos receberão bolsa no valor de R$400 do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa). As bolsas terão duração máxima de nove meses.

Outras informações sobre a elaboração das propostas e o processo seletivo estão disponíveis no edital: