UFMG comemora 50 anos de presença no Norte de Minas

Solenidade será realizada nesta segunda-feira

Plantio na Alameda do Pequi, nas imediações do prédio da Administração, em 1997
Plantio na Alameda do Pequi, nas imediações do prédio da Administração, em 1997 Arquivo ICA / UFMG

Os cinquenta anos de inserção da UFMG no Norte de Minas Gerais serão comemorados nesta segunda-feira, dia 5, em solenidade marcada para o auditório do bloco C, a partir das 9h30. Na ocasião, os professores Leonardo David Tuffi Santos e Hélder dos Anjos Augusto serão reconduzidos aos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

O aniversário marca meio século de produção de conhecimento no semiárido mineiro, com a oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira vão participar da solenidade.

Com o tema 50 anos da UFMG em Montes Claros: pessoas, lugares e máquinas, uma mostra de fotografias históricas e contemporâneas da instituição e charges de autoria do professor Georgino Júnior serão expostas ao longo da semana no hall do bloco A, no corredor do bloco C. Máquinas e equipamentos agrícolas e laboratoriais serão exibidos em frente ao Dominó.

O Coral do Instituto de Ciências Agrárias, formado por 30 pessoas da comunidade acadêmica ICA, fará concerto sob a regência de Ediny Emiliano de Macedo.

Histórico
Em 11 de outubro de 1968, o Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde” foi incorporado à UFMG, com a oferta de curso técnico em Agropecuária. Com objetivo de implementar cursos superiores de curta duração, foi instituído, em 1975, o Núcleo de Tecnologia de Ciências Agrárias, que marcou a formalização do campus regional da UFMG em Montes Claros.

O primeiro curso de graduação em Agronomia surgiu em 1998. Em 2004, foi criado o curso de Zootecnia e, em 2009, a oferta de cursos de graduação foi ampliada por meio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Quatro formações foram implantadas: Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal.

Atualmente, o ICA mantém seis cursos de graduação e cinco de pós-graduação, que contam com especialização, mestrado e doutorado.