Institucional

UFMG estabelece política para orientar sua comunicação institucional

​Diretrizes estão reunidas em resolução aprovada pelo Conselho Universitário

Gestão da política caberá ao Cedecom, órgão auxiliar da Reitoria responsável pelas mídias institucionais da UFMG
Gestão da política caberá ao Cedecom, órgão auxiliar da Reitoria responsável pelas mídias institucionais da UFMG Foto: Foca Lisboa | UFMG

As diretrizes da comunicação institucional da UFMG foram aprovadas pelo Conselho Universitário em sua última sessão, realizada no dia 30 de março. A política de comunicação, materializada na Resolução 02/2023, formaliza princípios, diretrizes, normas e responsabilidades e instrui agentes institucionais sobre a condução da comunicação da UFMG.

“É um documento que traz orientações sobre os fluxos e processos de comunicação relacionados à imagem da UFMG, à sua identidade e à sua reputação. Essa normativa é fundamental para fortalecer e promover a legitimidade social da Universidade e reforçar o seu caráter plural e democrático”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, ao mencionar um aspecto central do documento, que foi encaminhado aos gestores da UFMG e acaba de ser publicado na edição 2.126 do Boletim UFMG. As diretrizes se somam a outras políticas aprovadas nos últimos tempos pelo Conselho Universitário, como a de inovação e a de divulgação científica.

A construção de uma política de comunicação para a Universidade era um dos objetivos expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG para o ciclo 2018-2023. Elaborado por equipe técnica do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, o documento, que tem 17 artigos, é um desdobramento de sua institucionalização como órgão auxiliar da Reitoria, processo que foi formalizado em abril de 2021.

“A universidade pública tem uma missão muito clara e da qual não pode se afastar: construir e compartilhar o conhecimento em compasso com o desenvolvimento da cidadania e da sociedade”, afirma a diretora do Cedecom, Fábia Pereira Lima. Embora o órgão seja responsável pela gestão da política de comunicação da UFMG, Fábia Lima ressalta que “cabe à comunidade universitária a responsabilidade pela sua execução, em especial as pessoas que atuam nas áreas mais afeitas aos processos de comunicação”.

Lastro na comunicação pública
Em maio de 2021, após a institucionalização do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, um Grupo de Trabalho (GT) foi constituído com a tarefa de compor e propor a minuta de Política de Comunicação para a Universidade.

No decorrer daquele ano, em reuniões quinzenais, o GT realizou uma série de estudos e de debates sobre conceitos teóricos relativos aos aspectos fundamentais que regem uma política de comunicação em uma organização pública como a UFMG. Além disso, a equipe fez amplo levantamento de referências sobre a temática, aí incluídas as experiências de outras universidades públicas brasileiras na formulação de políticas de comunicação. Por fim, os membros fizeram um resgate da memória de discussões sobre o assunto que vinham sendo realizadas desde 2017 no próprio Cedecom.

Em seguida, sob a égide dos princípios da comunicação pública, esses estudos foram cotejados aos objetivos, à missão e à visão da Universidade, estabelecidos em suas normativas superiores. Desse trabalho resultou a primeira minuta da política de comunicação, entregue à direção do Cedecom para apreciação em dezembro de 2021. Em meados do ano passado, ela foi submetida à apreciação e à participação da comunidade universitária.

Sala de redação que reúne parte das equipes de trabalho do Cedecom
Sala de redação que reúne parte das equipes de trabalho do Cedecom Foto: Foca Lisboa | UFMG

Contribuições
“Essa participação da comunidade foi fundamental para a elaboração de um documento capaz de acolher a diversidade de vozes e de pontos de vista que caracteriza a instituição”, pontua a diretora, que também ressalta a importância das contribuições trazidas pelo recém-instituído Conselho de Comunicação do órgão, formado por docentes da UFMG de todas as grandes áreas do conhecimento, servidores técnico-administrativos em educação eleitos pela comunidade universitária, inclusive do próprio Cedecom, além de estudantes e membros externos – profissionais especialistas na área da comunicação. “Uma das sugestões apresentadas no âmbito do Conselho trata do combate à desinformação, assunto fundamental para o fortalecimento da democracia e objeto de parceria com o Supremo Tribunal Federal”, complementa a diretora.

As sugestões colhidas durante os processos de consulta foram analisadas e, quando pertinentes, agregadas à minuta. O texto foi encaminhado ao Conselho Universitário, que finalizou o processo de aprovação no fim de março.

A política de comunicação deverá ser desdobrada em estratégias, técnicas e regulamentações (manuais, programas, fluxos etc.) capazes de fortalecer a imagem e a reputação da Universidade junto aos diferentes públicos com os quais se relaciona.