Institucional

UFMG integra comissão que vai elaborar normas para a integralização da extensão em Minas

Pró-reitora Claudia Mayorga representará a Universidade na instância

Estudantes de licenciatura ministram aulas no cursinho popular Humanizar, atividade de extensão da Fafich que oferece preparação gratuita para o Enem Facebook Humanizar

A UFMG integra comissão do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) que vai propor normas para integralização da extensão universitária no âmbito da educação superior do Estado.

Instituída neste mês por meio de portaria, a comissão tem a missão de discutir e elaborar uma resolução, que estabelecerá os critérios de integralização da extensão nos currículos dos cursos de graduação no sistema de ensino estadual. Os trabalhos serão orientados, sobretudo, pela Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu a integralização mínima de 10% da carga horária dos cursos com atividades de extensão.

Influência
Segundo a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, a presença da Universidade na instância representa um reconhecimento aos esforços da instituição para fortalecer a formação em extensão, prática regulamentada em 2019 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e encampada pelos órgãos acadêmicos. "Foi um processo que acabou influenciando outras experiências pelo país", afirma a pró-reitora.

A UFMG também tem participado das discussões sobre o tema no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior (Forproex).

Leia mais sobre a integralização da extensão nos cursos de graduação da UFMG.

Assessoria de Comunicação da Proex