Notícias Externas

UFMG participa de estudo internacional sobre controle de robôs para aplicações cirúrgicas

Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade colabora com o projeto desde 2017

Sistema robótico usado em cirurgia minimamente invasiva em maquete de paciente neonatal
Sistema robótico usado em cirurgia minimamente invasiva em maquete de paciente neonatal Kanako Harada / Universidade de Tóquio

Cirurgias feitas por robôs têm revolucionando a medicina no mundo, já que tornam viáveis alguns procedimentos pouco invasivos, proporcionando muito mais precisão e segurança em procedimentos cirúrgicos. Um estudo internacional sobre controle de robôs para aplicações cirúrgicas, desenvolvido pela Universidade de Tóquio, conta, desde 2017, com a participação da UFMG. Quem colabora diretamente com esse projeto é o professor Bruno Adorno, do Departamento de Engenharia Elétrica, da Escola de Engenharia da UFMG.

A entrada dele no projeto se deu para contribuir com conhecimentos na área de controle de movimentos. Por meio do sistema que tem sido desenvolvido, diversos procedimentos cirúrgicos são viabilizados e podem ser feitos com maior precisão. O funcionamento das cirurgias robotizadas depende da concepção de modelos matemáticos e algoritmos que descrevam os movimentos dos robôs e possibilitem fazer o planejamento de suas ações. 

Nesta sexta-feira, 22, no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o professor Bruno Adorno falou sobre o desenvolvimento dessa técnica e os avanços na pesquisa.

Ouça a conversa com Hugo Rafael e Jaiane Souza

O Boletim UFMG publicou reportagem sobre o estudo..

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael