UFMG participa de 'tuitaço' pela educação neste 15 de outubro

Mobilização é promovida pela Andifes, com a hashtag #UniversidadeEuDefendo

Mobilização inclui 'twitaço' com a hashtag #UniversidadeEuDefendo
Mobilização terá 'tuitaço' com a hashtag #UniversidadeEuDefendo Divulgação

No dia do professor, comemorado em 15 de outubro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promove mobilização nacional em defesa das universidades federais.

O objetivo da iniciativa é promover a valorização das atividades desenvolvidas pelas universidades e ressaltar a importância do financiamento das instituições e dos projetos de ciência e tecnologia, além de promover o reconhecimento do papel dos docentes.

Por meio de informe divulgado pela Diretoria Executiva da Andifes no dia 10 de outubro, a associação considera positiva a suspensão do contingenciamento de 5,8% do orçamento das universidades anunciado pelo Ministério da Educação no início deste mês, após pressão das instituições e de diversos setores da sociedade.

No entanto, a direção da Andifes considera que “a situação dramática do ponto de vista orçamentário das Ifes [Instituições Federais de Ensino Superior] permanece, em razão do corte de 7,2% ocorrido no primeiro semestre deste ano”. A entidade destaca que novos cortes anunciados em projetos estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) também afetam às universidades federais.

Foram atingidos programas de pesquisa importantes para o país, com o cancelamento de mais de R$ 600 milhões que estavam destinados a programas como Fomento a Projetos de Implantação, Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Pesquisa das Instituições Públicas (CT-Infra), Fomento a Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Básicas e Estratégicas, Saúde, Inovação Tecnológica, Pesquisa no Setor Mineral, Energia Elétrica, Transportes Terrestres e Hidroviários, Recursos Hídricos e Biotecnologia.

A UFMG aderiu à mobilização #UniversidadeEuDefendo e promove uma campanha em seus perfis nas plataformas de redes sociais para que docentes, pesquisadores e estudantes participem com depoimentos que mostrem a importância do trabalho desenvolvido na instituição.