Pesquisa e Inovação

UFMG promove mais uma edição da competição de Robôs Autônomos

Disputa entre estudantes é realizada anualmente pelo Departamento de Ciência da Computação.

Aconteceu nesta quinta-feira, 27 de junho, no Auditório 02 do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, mais uma edição da competição de robôs autônomos, promovida por professores e alunos do Departamento de Ciências da Computação. O evento é realizado para divulgar os trabalhos desenvolvidos na disciplina “Introdução a Robótica”. Nesta edição, o tema proposto foi limpeza urbana. A TV UFMG foi acompanhar a competição.

No total, oito equipes participaram do evento. Segundo Douglas Macharet, professor da disciplina de Introdução a Robótica, os robôs autômatos se diferem dos tradicionais pelo fato de possuírem inteligência artificial, desta maneira, eles não necessitam ser manipulados por controles ou por outras ferramentas.

Douglas afirma que os temas das competições são importantes porque a robótica deve ser utilizada para “resolver problemas da sociedade”. Além disso, o tema levanta questões importantes da sociedade nas qual o homem tem que enfrentar.

 

Ficha Técnica: Frederico Gandra (produção e reportagem), Ângelo Araújo (imagnes), Otávio Zonatto (edição de imagens) Pablo Nogueira (edição de conteúdo).