Ensino

UFMG sedia etapa nacional de torneio internacional de física

Disputa destinada à resolução de problemas abertos começa na segunda-feira, dia 9, e reunirá estudantes de cinco universidades brasileiras

Atividades serão realizadas no Instituto de Ciências Exatas e no Centro de Atividades Didáticas 3 do campus Pampulha
Vista do prédio do Instituto de Ciências Exatas, que sediará parte das atividades da competiçãoFoto: divulgação

O Brazilian Physicists Tournament, evento que reúne alunos de graduação e mestrado de universidades públicas e privadas para solução de problemas abertos no campo da física, será sediado, pela primeira vez, na UFMG. As atividades ocorrerão de 9 a 12 de dezembro, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) do campus Pampulha.

O torneio de física é a seletiva nacional do International Physicists Tournament, disputa que ocorrerá na Polônia, em 2025. Neste ano, as instituições que participam com suas equipes são a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade Federal do ABC, a Universidade Federal da Bahia e a própria UFMG.

Durante quatro dias, os participantes vão enfrentar desafios que testarão seu conhecimento, suas habilidades analíticas e de comunicação. Os problemas apresentados durante o torneio são especialmente elaborados para empurrar os limites do entendimento tradicional e encorajar o pensamento crítico. A resolução desses quebra-cabeças complexos é o cerne do evento, no qual equipes competem para apresentar resultados experimentais e teóricos em problemas abertos de física. 

Além da competição, que estimula o aprendizado dos alunos, o BPT oferece oportunidades de networking. Os participantes têm a chance de estabelecer conexões com colegas que cursam física em outras instituições pelo Brasil e com professores e mentores experientes que lideram as equipes. Essas conexões podem levar a colaborações em projetos futuros e relacionamentos duradouros que podem impulsionar tanto a jornada acadêmica quanto a carreira profissional.

“Nós estamos superanimados. Recebemos inscrições de sete equipes, mas duas desistiram por dificuldade de encontrar alunos para participar e de se organizar internamente. Neste ano, tentamos ampliar a divulgação do torneio nacionalmente, de forma que, ficando mais conhecido, tivesse mais adesão", comenta Anna Lemos, uma das organizadoras do evento. 

Sem pré-requisito
Está confirmada a presença de jurados professores da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, da Universidade de Pernambuco, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

A UFMG disputa o torneio com uma equipe, formada por alunos que cursam a disciplina Aprendendo física enfrentando problemas abertos, lecionada pelas professoras Maria Carolina de Aguiar e Lívia Síman. A disciplina pode ser cursada por estudantes de todos os períodos, sem pré-requisito, e está disponível para outros cursos da graduação. A equipe da UFMG reúne novatos e alunos que já participaram de disputas anteriores.

“Com a experiência do torneio internacional realizado em abril deste ano, a equipe da UFMG chega forte à disputa, mas sabemos que, a cada ano que passa, as equipes, em geral, apresentam trabalhos com mais qualidade e têm melhor desempenho na comparação com o ano anterior. Esperamos uma competição bem equilibrada”, projeta Anna Lemos.

Os vencedores terão a oportunidade de representar o Brasil no International Physicists’ Tournament (IPT) 2025. A etapa nacional é uma realização do Departamento de Física da UFMG com apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Thorlabs, Shimadzu e Fundação Ipead. A agenda da competição prevê, ainda, visitas aos laboratórios do Departamento de Física e ao Centro de Microscopia da UFMG.

Beatriz Tito Borges