Institucional

Univasf apoia Memorial da Anistia e repudia medidas que ameaçam direitos constitucionais​​

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Conuni/Univasf) se solidariza com toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em função dos recentes acontecimentos envolvendo a condução coercitiva dos dirigentes, ex-dirigentes e servidores daquela instituição.

O Conuni da Univasf apoia o Memorial da Anistia e repudia o uso de medidas que representem ameaça aos direitos constitucionais, emanadas por qualquer entidade ou instituição ou por meio de instrumentos que inibam o direito de defesa de qualquer cidadão.

O uso do instrumento da condução coercitiva não pode se constituir em ameaça à democracia nem tampouco ser exercido, indiscriminadamente, como ato deliberado de poder sem a devida justificativa à sociedade brasileira.

Cabe destacar que fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos e o combate à corrupção devem ser realizados com o devido rigor e respeitando os direitos fundamentais.

Diante deste episódio, o Conuni da Univasf reitera a sua solidariedade à UFMG e a toda a sociedade mineira, somando-se a milhares de vozes que visam à consolidação dos princípios democráticos neste País, onde a autoridade seja exercida e objetivada na construção de uma sociedade mais justa, na luta pela igualdade de direitos e para o bem da coletividade.