Formas de Ingresso

Vestibular de Habilidades oferece 331 vagas em seis cursos da área de artes

Inscrições prosseguem até 17 de março

Estudante exibe peça produzida durante as atividades da disciplina Estamparia A, do curso de Design de Moda, um dos seis que selecionam candidatos pelo Vestibular de Habilidades
Estudante exibe peça produzida durante as atividades da disciplina Estamparia A, do curso de Design de Moda, um dos seis que selecionam candidatos pelo Vestibular de Habilidades Lucas Braga | UFMG

Estão abertas até 17 de março (às 17h) as inscrições para o Vestibular UFMG 2021 – Habilidades, requisito para ingresso nos cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (licenciatura), Design de Moda, Música (bacharelado e licenciatura) e Teatro. As inscrições são efetuadas exclusivamente na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), e a taxa é de R$ 205.

De acordo com o edital do vestibular, estão aptos a concorrer estudantes que concluíram o ensino médio (ou equivalente) e aqueles regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio. Eles devem ter participado, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020.

O concurso será realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, é composta das provas objetivas do Enem, e a segunda, classificatória e eliminatória, das provas específicas e pela redação do Enem.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 8 de abril. As provas práticas (envio de vídeos) ocorrerão de 9 a 13 de abril, e as presenciais estão agendadas para 21 de abril. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 do mesmo mês, e o resultado final, em 7 de maio.

Vagas
As vagas são distribuídas da seguinte forma: Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura (80 / diurno); Cinema de Animação e Artes Digitais – Bacharelado (40 / noturno); Dança – Licenciatura (20 / noturno); Design de Moda – Bacharelado (45 / noturno); Música – Bacharelado (76 / diurno e noturno); Música – Licenciatura (30 / noturno) e Teatro – Bacharelado e Licenciatura (40 / diurno). Há reserva de vagas para autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência.

As vagas do curso de Música – Bacharelado serão distribuídas por habilitação e turno. Para Canto, Composição, Instrumentos de Sopro, Corda e Percussão e Regência, o total é de 46 vagas (diurno); para Música Popular, são 15 vagas (noturno, com atividades no período diurno), e para Musicoterapia, são 15 vagas (diurno e noturno).