Ensino

Workshop terá debates sobre políticas públicas para educação a distância e educação digital

Marcado para 5 e 6 de novembro, evento vai tratar também de institucionalização e inovação

O polo de Montes Claros é um dos pontos de apoio às atividades da parceria da UFMG com a Universidade Aberta do Brasil
O polo de Montes Claros é um dos pontos de apoio às atividades da parceria da UFMG com a Universidade Aberta do Brasil Foto: Acervo UAB

A Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Deed) da UFMG promoverá, nos dias 5 e 6 de novembro, o 1º Workshop de Educação a Distância e Educação Digital, que será sediado no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. O canal da Dedd no YouTube transmitirá ao vivo para os inscritos. 

Com o tema Políticas públicas, institucionalização e inovação, o evento é destinado a educadores, pesquisadores, profissionais e outros interessados em discutir o cenário atual e os rumos da educação a distância e da educação digital no Brasil. O objetivo é contribuir para a elaboração de políticas que busquem a institucionalização dessas modalidades de ensino, integradas às melhores práticas didáticas, de inovação tecnológica e de inclusão. 

As inscrições, no valor de R$ 25 para as duas modalidades (presencial e remota), vão até o dia 4 de novembro e devem ser feitas no site do evento. Os participantes receberão certificado. Além da participação no evento, os inscritos terão acesso a cinco opções de workshops disponibilizadas no ambiente de aprendizagem virtual da Dedd até 9 de dezembro. Será possível inscrever-se em mais de um workshop. 

Mesas e palestras
A programação inclui palestras e mesas-redondas com a participação de professores, pesquisadores e profissionais que atuam em instituições públicas de ensino superior, estaduais e federais, e ainda um encontro com coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de polos de apoio do programa. 

Entre os nomes confirmados, estão José Moran, professor aposentado da Universidade de São Paulo e especialista em metodologias ativas e educação inovadora, Daniela Lima, docente da Universidade Federal de Goiás e especialista em políticas públicas para a educação a distância, e Elisa Tuler de Albergaria, professora da Universidade Federal de São João del-Rei e coordenadora de Soluções e Processos Integradores e de Experiência do Usuário em Gestão de Pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Elisa vai representar o Centro de Inteligência Artificial em Saúde, sediado na UFMG.

O evento terá a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, da diretora de Educação a Distância e Educação Digital, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, da diretora adjunta da Dedd, Ana Carolina Correia Almeida, e da diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Kely César Martins de Paiva. 

“Esse primeiro workshop será uma oportunidade importante para apresentarmos a Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital, órgão criado neste ano em substituição ao Centro de Apoio à EaD e que passa a ter uma proposta de trabalho mais integrada e transversal, desenvolvida em parceria com as pró-reitorias e diretorias da Universidade. Esse também será um momento para pensarmos, em conjunto com toda a comunidade acadêmica, qual EaD e qual educação digital queremos e como institucionalizá-las”, explica Vilma Macagnan Carvalho. 

A diretora da Dedd ressalta que o uso de tecnologias de comunicação e de informação no ensino é um processo irreversível, que abre uma série de possibilidades de acolhimento e de inclusão de grupos que, tradicionalmente, não teriam acesso à educação superior, mas deve ser planejado e monitorado, para assegurar sua qualidade. 

Política institucional
O evento também marcará o lançamento da consulta pública à comunidade acadêmica da UFMG para a construção da Política Institucional de Educação a Distância e Educação Digital, um dos objetivos da Dedd. 

Na manhã do segundo dia, o evento promoverá a mesa-redonda Elementos para a construção de uma política de educação a distância e educação digital na UFMG, composta dos professores Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação, Jacqueline Takahashi, pró-reitora adjunta de Pesquisa, Glaucinei Rodrigues Corrêa, pró-reitor de Extensão, e Isabela Pordeus, pró-reitora de Pós-graduação.

Assessoria de Comunicação da Deed/UFMG