Evento acadêmico

Competição estimula estudantes a enfrentar desafios da área aeroespacial; inscrições abertas a partir do dia 22

Ver cartaz do evento >

Em sua sexta edição, a Semana Professor Cláudio Barros de Engenharia Aeroespacial (AeroCB), que ocorrerá de 22 a 26 de novembro de 2021, promoverá, pela primeira vez, a Hackathon AeroCB. Em parceria com a Opencadd, a competição terá inicio no último dia do evento.

A AeroCB também incluirá diferentes atividades, como palestras, exposições e minicursos. As inscrições, tanto para essas atividades quanto para o hackathon, são gratuitas. Detalhes da programação podem ser consultados no site do evento.

Os interessados em participar da competição deverão se inscrever, de 22 a 26 de outubro, no site da Hackathon AeroCB, onde também estão disponíveis as regras e as informações necessárias.

Com o objetivo de criar soluções para solucionar problemas da área aeroespacial, o hackathon é uma forma dos competidores demonstrarem suas ideias e conhecimentos utilizando os softwares MATLAB e Simulink.

Poderão participar estudantes do ensino médio a partir de 16 anos de idade e alunos de qualquer graduação das modalidades tecnólogo, bacharel ou licenciatura. A competição, realizada de forma remota, oferecerá a oportunidade de desenvolvimento e networking.

A Hackathon AeroCB também contará com uma premiação em dinheiro para as três equipes vencedoras. O primeiro lugar receberá R$ 5 mil, o segundo, R$ 2,5 mil, e o terceiro, R$ 1,5 mil.

O desafio terá foco na resolução de problemas relacionados ao estado de Minas Gerais.

AeroCB
A AeroCB é um evento sem fins lucrativos idealizado e organizado, desde 2012, por estudantes de graduação em Engenharia Aeroespacial da UFMG. O evento leva o nome do professor Cláudio Pinto de Barros, um dos criadores do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) e do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG.

Descrição Imagem
Participantes da quinta edição da AeroCB, realizada em novembro de 2019: evento, que reuniu 400 inscritos, comemorou os 10 anos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG Arquivo AeroCB | UFMG