Evento cultural

15º Festival de Verão: seminário internacional debaterá direito à cultura

Será realizado, nos dias 4 e 5 de março de 2021, o Seminário Internacional Direito à Cultura. No evento, que integra o 15º Festival de Verão da UFMG, pesquisadores, gestores e agentes culturais latino-americanos discutirão a relação entre os direitos culturais e temas como democracia, cidadania e implementação de políticas culturais.

A programação será composta de mesas-redondas e conferências e terá a participação de nomes importantes no âmbito da cultura, como o ex-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (Masp) Teixeira Coelho e o diretor-geral adjunto de Cultura da Unesco e ex-ministro da Cultura do Chile, Ernesto Ottone.

As atividades, organizadas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC UFMG), em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), serão gratuitas e dispensam inscrição prévia. Elas serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no YouTube. Participantes receberão certificado. Veja a programação.

Exposição virtual
Durante o seminário, será lançada a exposição virtual Produção artística e cultural AUGM – memória e desdobramentos: 20 anos. Por meio de uma linha do tempo, a exposição resgatará a memória de atuação da UFMG na Comissão Permanente de Produção Artística e Cultural da AUGM, entre 2000 e 2010. Atividades de intercâmbio cultural entre a UFMG e a Universidade Nacional do Litoral (UNL), da Argentina, serão retratadas, com direito ainda a um bate-papo entre os curadores Fabrício Fernandino (UFMG) e Damián Rodríguez Kess (UNL).

Descrição Imagem
Teixeira Coelho: conferência sobre internet e direitos culturais Arquivo pessoal