Evento acadêmico

19 a 21 de julho: segunda edição da Escola de Cristalografia discute potencial investigativo das técnicas de difração de raio x

Ver cartaz do evento >

Estudantes de graduação e pós-graduação, em especial os de física e química, e profissionais e pesquisadores que utilizam difração de raios X como ferramenta de investigação são o público-alvo da segunda edição da Escola de Cristalografia da UFMG, que será realizada de 19 a 21 de julho de 2022, com transmissão pelo YouTube e pelo Instagram.

Durante o evento serão abordadas as possibilidades e potencialidades da difração de raios X, com ênfase nas técnicas disponíveis no Laboratório de Cristalografia da UFMG. A Escola configura-se como atividade de extensão vinculada aos cursos de pós-graduação em Física e em Química da UFMG. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, aberto até o dia do evento. A participação dará direito a certificado.

Um dos objetivos centrais da segunda edição da Escola é apresentar algumas das principais aplicações da difração de raios X e fornecer um panorama do estado da arte da cristalografia no Brasil.

Refinamento de estruturas, fármacos, materiais magnéticos...
Pesquisadores da UFMG e de outras instituições do país, assim como profissionais que utilizam o difratômetro multipropósitos Empyrean, ministrarão workshops e minicursos. O objetivo é construir um espaço de interlocução, troca de experiências e exposição de resultados obtidos em pesquisas.

Nas palestras, serão abordados temas como o refinamento de estruturas pelo método de Rietveld, estudos estruturais com fármacos, materiais magnéticos e métodos de partição da densidade eletrônica.

Os minicursos tratarão de técnicas de difração de raios X por amostras policristalinas e monocristalinas e suas aplicações na obtenção de informações estruturais de sólidos. No dia 19, o professor do Departamento de Física da UFMG Carlos Basílio Pinheiro apresentará a técnica de difração de raios X por policristais, e, no dia 20, o professor do Departamento de Química da UFMG Bernardo Lages Rodrigues falará sobre a técnica de difração de raios X por monocristais e obtenção de estruturas cristalinas.

No dia 21, Mathias Meyer e Leandro Almeida, representantes de empresas que desenvolvem equipamentos de difração de raios X, mostrarão potencialidades e alguns exemplos de uso de programas de coleta, de tratamento e de interpretação de dados obtidos por meio de técnicas de difração de raios X.

Tradição
Os raios X são utilizados em várias técnicas de investigação nas ciências e em áreas tecnológicas. A técnica de caracterização e análise por difração para monitoramento de síntese de compostos é empregada com diversas finalidades, como análise estrutural de produtos naturais e de sínteses e acompanhamento de transformações e/ou degradações estruturais temporais.

O Labcri é um laboratório que confirma a tradição de pesquisas com técnicas difratométricas na UFMG, iniciadas, nos anos 1970, com a aquisição de equipamentos com policristais. O Labcri abriga um difratômetro de raios X de monocristais, adquirido nos anos 1990, e outro equipado com detector de área, do início dos anos 2000.

Mais recentemente, a aquisição de equipamentos de difração multipropósitos e de um novo difratômetro de monocristais, com suporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), reforçou a atual infraestrutura do laboratório.

Descrição Imagem
Pesquisadores e profissionais abordarão o estado da arte da cristalografia no Brasil Labcri UFMG

Segunda Escola de Cristalografia da UFMG
Data: 19 a 21 de julho de 2022