Evento acadêmico

Seminário discute vida e obra de Frei Vellozo

Pesquisadores da UFMG e da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) abordam a vida e a obra do frei Mariano da Conceição Vellozo (1742-1811), no dia 29, em seminário que compõe a programação do 2º Festival de artes e tradições de Tiradentes.

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição, o 'Seminário Frei Vellozo: cientista tiradentino do século 18' será realizado das 9h às 12h, no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, em Tiradentes.

Na primeira conferência, Carlos Alberto Filgueiras, professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, abordará o tema 'Vida o obra de Frei Vellozo'.

Em seguida, Maria das Graças Lins Brandão, aposentada da Faculdade de Farmácia da UFMG e professora visitante da UFSJ, apresentará aspectos da sua pesquisa 'Plantas úteis e medicinais da obra de Frei Vellozo', desenvolvida como professora residente do Campus Cultural Tiradentes da UFMG.

Às 11h30, os conferencistas participam de mesa-redonda que será mediada por Rogério de Almeida, diretor do Museu da Liturgia e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes.

Descrição Imagem
Tiradentes, terra natal do botânico Frei Vellozo Ewerton Martins Ribeiro / UFMG