Evento acadêmico

7 de setembro: live do Ceale aborda legado da educadora Magda Soares

O Ceale debate vai homenagear, no dia 7 de setembro de 2023, uma das mais importantes intelectuais brasileiras do campo da educação, a professora Magda Soares. A data escolhida marca o aniversário de nascimento da educadora, que faria 91 anos nesta quinta-feira e morreu no dia 1º de janeiro deste ano. A UFMG comemora 96 anos de fundação no mesmo dia.

A obra e o legado da professora serão examinados pelos professores Cancionila Cardoso e Fernando Oliveira, que apresentarão dossiê publicado pela Revista da ABalf sobre as contribuições de Magda Soares para a alfabetização e letramento. Os professores Gilcinei Teodoro Carvalho, atual diretor do Ceale, e Isabel Frade vão destacar a relação de Magda com o centro de estudos e apresentar a edição especial do jornal Letra A, dedicada a Magda Soares.

A homenagem pode ser acompanhada no canal do Ceale no YouTube, a partir das 18h. Participantes que preencherem o formulário durante o evento receberão certificado.

Os palestrantes
Cancionila Janzkoviski Cardoso é pesquisadora associada da Universidade Federal de Rondonópolis e professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfale – Alfabetização e Letramento Escolar.

Fernando Rodrigues de Oliveira é professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É pesquisador no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e coordenador do subprojeto Alfabetização do Programa de Residência Pedagógica da Capes/Unifesp.

Gilcinei Carvalho é professor adjunto no Departamento de Métodos e Técnicas de Educação (DMTE) da Faculdade de Educação da UFMG. Ele atua nos cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. É pesquisador e diretor do Ceale.

Isabel Cristina Frade é professora titular da Faculdade de Educação, onde atua na pós-graduação. É também pesquisadora do Ceale, onde foi coordenadora do Setor de Formação Continuada.

Mais informações podem ser obtidas pelo email cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Magda Soares será homenageada no dia em que faria 91 anos Foto: Manuela Peixoto | Ceale UFMG

Ceale Debate - Magda Soares presente!
Data e Horário: 7 de setembro, às 18h

6 a 7 de setembro de 2023